Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11914
Título: Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do estágio supervisionado de Língua Portuguesa
Autor(es): Oliveira, Dinara do Nascimento Silva
Palavras-chave: Práticas de leitura
EJA
Estágio supervisionado
Data do documento: 2016
Resumo: A aprendizagem da leitura e da escrita é de fundamental importância para a vida de qualquer indivíduo. No entanto, as instituições oficiais voltadas para a avaliação do ensino: PISA, Prova Brasil, IDEB, EMEM, demonstram que a maioria dos alunos apresenta dificuldades de leitura e produção de texto. Esse quadro está presente no ensino fundamental e médio e para tanto, acreditamos que mais ainda na Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino voltada para aqueles que desistiram do ensino regular, em virtude de dificuldades de aprendizagem. Como se tratam de modalidades diferenciadas surgiu a seguinte questão: de que forma se realiza as práticas de leitura e escrita na EJA, nas escolas públicas. Diante disso, objetivamos trazer algumas reflexões sobre o ensino de leitura e produção de texto na EJA a partir das observações do Estágio Supervisionado de Letras. Para isso, optamos por uma pesquisa bibliográfica, com o suporte da observação não participante e uma entrevista com uma das docentes da escola. Como apoio teórico, os estudos de Cunha (1999), Tomazi (1997), Stela (2002), Freire (2006) entre outros. Os resultados apontaram para algumas dificuldades metodológicas, associadas a questões estruturais, mas o desempenho da docente consegue minimizar tais problemas a partir de seu envolvimento com o trabalho na EJA.
Descrição: OLIVEIRA, D. do N. S. Práticas de leitura e escrita na Educação de Jovens e Adultos: reflexões a partir do estágio supervisionado de Língua Portuguesa. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11914
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dinara do Nascimento Silva Oliveira.pdfDinara do Nascimento Silva Oliveira503.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.