Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11915
Título: O preconceito linguístico no livro didático de língua portuguesa do 6 ano, da escola pública: reflexões e propostas
Autor(es): Moraes, Edilma da Silva
Palavras-chave: Preconceito linguístico
Livro de Português
Discriminação
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo apresenta uma abordagem sobre o estudo acerca das variações da língua portuguesa e do preconceito linguístico presente no livro didático (LD) de língua portuguesa – do 6º ano: Linguagens, de William Roberto Cereja; Thereza Cochar Magalhães, indicado pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, com o objetivo de responder as seguintes perguntas: O que é o preconceito linguístico e como ocorre? Como são as atividades inseridas no LD para o aprendizado do aluno acerca do preconceito linguístico? O livro didático supre a necessidade do professor de língua portuguesa a desenvolver as atividades sobre o preconceito linguístico presente no dia a dia do aluno? Levando em consideração as propostas de atividade inseridas no mesmo. Para tanto, buscou-se construir um quadro teórico a partir das discursões de Bagno (2008), Bortoni-Ricardo (2005), Dionisio; Bezerra (2005), e dos PCNs (BRASIL, 1938, 1998, 2008), Calvet (2002). Para a análise, foram selecionados do livro “Linguagens” (2012), (01) tira de Fernando Gonsales, (01) Tira de Adão Iturrusgarai, e (01) música de Adoniran Barbosa, seguidos de suas respectivas atividades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e interpretativista. Os resultados apontam que o Livro Didático (LD) ainda não contempla de forma efetiva a questão das variedades linguísticas e do preconceito linguístico.
Descrição: MORAES, E. da S. O preconceito linguístico no livro didático de língua portuguesa do 6 ano, da escola pública: reflexões e propostas. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11915
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilma da Silva Moraes.pdfEdilma da Silva Moraes1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.