Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11917
Título: Educação e conscientização ambiental a partir do ensino de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, Guarabira/PB
Autor(es): Rodrigues, Patrícia Ferreira
Palavras-chave: Educação Ambiental
Conscientização
Âmbito Escolar
Data do documento: 2016
Resumo: A partir das últimas décadas a questão ambiental vem sendo assunto de emergência, não só no Brasil como no mundo todo, por isso que buscamos trabalhar sobre a Educação Ambiental (EA) através do ensino de Geografia, devido aos acontecimentos que vêm causando tantas catástrofes ambientais e que também está crescendo ultimamente. O presente trabalho tem como objetivo construir um processo de conscientização com alunos, professores, gestores, pais e todos que fazem parte do âmbito escolar, levando em conta os aspectos sociais e políticos da instituição. Teve como campo de pesquisa a escola Professor José Soares de Carvalho, no município de Guarabira, atuando como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Trabalhamos em função dessa temática juntamente com os alunos do Ensino Médio, sempre salientando e priorizando a EA nesse processo de formação dos futuros cidadãos. Buscamos o auxílio teórico de Effing (2007), Czapski (2009), na compreensão desta temática. A pesquisa está ancorada na abordagem indutiva. O trabalho está dividido em três partes textuais com a introdução, quatro capítulos teóricos e com as considerações finais. Nessas considerações relatamos alguns pontos importantes para a prática da EA não ser trabalhada de forma contínua no âmbito escolar e nem de forma interdisciplinar, o que acaba acarretando uma lacuna no ensino dos alunos em relação à temática em discussão.
Descrição: RODRIGUES, P. F. Educação e conscientização ambiental a partir do ensino de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2016. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11917
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Ferreira Rodrigues.pdfPatrícia Ferreira Rodrigues571.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.