Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11920
Título: Faces do amor: a morte como refúgio
Autor(es): Oliveira, Gleyceslaine Maria Souza de
Palavras-chave: Morro dos ventos uivantes
A saga crepúsculo
Intertextualidade.
Personagem
Data do documento: 2016
Resumo: O objetivo deste trabalho monográfico é a análise comparativa das obras Wuthering Heights (Morro dos Ventos Uivantes), de Emily Brontë, que foi publicada em 1847 e The Twilight saga (Saga Crepúsculo), de Stephenie Meyer, especificamente Eclipse, lançado originalmente em capa dura no ano de 2007. Tanto uma obra quanto outra tem como função nos mostrar através de seus enredos, histórias que em parte são similares com nossa realidade de vida e ao mesmo tempo nos fazem fugir um pouco dela, nos permitindo ampliar nossos conhecimentos e também nossa capacidade de reverberar. Este trabalho busca estudar e destacar aspectos que dizem respeito à intertextualidade entre as referidas obras. Assim sendo, o nosso ponto de partida é a analise dos personagens: Jacob Black, Edward Cullen e Bella Swan, em Eclipse; Edgar Linton, Heathcliff e Catherine Earnshaw, de O Morro dos Ventos Uivantes. Tais personagens são protagonistas em ambas as obras e formam triângulos amorosos. Em contrapartida no decorrer da análise dos textos são marcantes as semelhanças, no tocante a personalidade dos protagonistas, pois alguns compactuam da mesma ideologia de vida e convivência, outros nem tanto; como também no que se refere aos ambientes descritos. Para embasar os argumentos relacionados à maneira como cada personagem corresponde e reage utilizamos a intertextualidade de Kristeva (1941) e as teorias sobre personagens, criadas por Cândido (1964), dentre outros estudiosos que contribuíram para os resultados finais deste trabalho acadêmico. Assim, podemos perceber que ambas as obras possuem uma relação, que por sua vez é tida como especial, na medida em que caminham para a mesma direção.
Descrição: OLIVEIRA, G. M. S. de. Faces do Amor: a morte como refúgio. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11920
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gleyceslaine Maria Souza de Oliveira.pdfGleyceslaine Maria Souza de Oliveira1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.