Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11926
Título: Os transtornos do sono em pacientes internos na UTI: Uma revisão integrativa
Autor(es): Nascimento, Juliana Vieira do
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva - UTI
Estressores
Circadiano
Distúrbios do sono
Sono
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: Introdução: A UTI é um local destinado à recuperação de pacientes graves, porém, sua estrutura física, equipamento tecnológico e hábitos da equipe mostram-se, desfavoráveis ao sono restaurador, este sendo imprescindível no processo de restabelecimento da saúde. Uma vez interno no setor, o paciente tem os sistemas fótico e endógeno de temporalização - os quais regulam predominantemente o sono dessincronizado, devido a mudança nos estímulos sociais, de iluminação, temperatura e barulho impostos pelo novo ambiente. A privação de sono durante a recuperação pode acarretar em aumento da fadiga, sensibilidade à dor, resistência à insulina, aumento da pressão arterial, diminuição da temperatura corporal e comprometimento imunológico, resultando em prejuízo físico ao indivíduo e financeiro a instituição. Objetivo: Analisar a relação entre estressores ambientais e a manifestação dos distúrbios do sono na UTI. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, sendo utilizado como fonte de pesquisa artigos dos seguintes bancos de dados: Publisher Medline (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana de Ciências da Saúde (LILACS), MedScape e CAPES, no período de 2011 a 2016. Foram encontrados vinte e oito artigos que compreendiam o tema, nos quais apenas onze atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: Foi identificada a privação de sono como agente estressor na UTI, intervenções e condutas da equipe de enfermagem como mais estressores que os estímulos provenientes da estrutura, estes como iluminação excessiva e barulho de aparelhos; e um número alto de enfermeiros que não tiveram, sequer um contato básico na formação acadêmica sobre a importância do sono fisiologicamente e que não utilizam protocolos que favoreçam o sono do paciente. Conclusão: Faz-se necessária a reestruturação física da UTI, a sensibilização dos profissionais de enfermagem sobre a importância do sono na recuperação dos pacientes, a fim de proporcionar um ambiente confortável, que atenda o indivíduo de maneira integral, favorecendo assim o sono restaurador.
Descrição: NASCIMENTO, J. V. do. Transtornos do sono em pacientes internados na UTI: uma revisão integrativa. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11926
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Vieira do Nascimento.pdfPDF - Juliana Vieira do Nascimento696.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.