Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11928
Título: Corda cósmica em Teorias F(R)
Autor(es): Souza, Almir Dantas de
Palavras-chave: Relatividade geral
Defeitos topológicos
Corda cósmica
Teorias f (R)
Data do documento: 14-Out-2016
Resumo: Teorias de Grande Unificação juntamente com os modelos que explicam a evolução do Universo indicam que, durante as transições de fase que ocorreram no Universo primitivo, surgiram os chamados defeitos topológicos. Na verdade, tais defeitos surgem como consequência de uma quebra espontânea de simetria de gauge local (global), em um sistema composto por campos escalares de Higgs (Goldstone) com auto-acoplamento, devido às transições de fase. Dentre os defeitos, têm-se as paredes de domínio, cordas cósmicas e monopolos global e local. O tipo de defeito formado é determinado pelas propriedades de simetria da matéria e pela natureza da transição de fase. Por outro lado, resultados recentes na Astrofísica e Cosmologia como, por exemplo, as análises de curvas de luz de um grande número de supernovas tipo IA e outras observações, como radiação cósmica de fundo e estrutura em larga escala, dão indícios que o Universo está em expansão acelerada. Para justificar essas observações, existe um modelo que propõe que o Universo é constituído por cerda de 4,860% de matéria bariônica, 25,89% de matéria escura e 69,11% de energia escura. Na tentativa de explicar a aceleração sem a introdução de fontes de energia, surgiram as teorias modificadas da Relatividade Geral, como, por exemplo as teorias f (R). As Teorias f (R) consistem numa modificação na gravidade de Einstein em que substituímos, na ação de Hilbert, o escalar de curvatura R por uma função arbitrária de R. Nesse contexto, a nossa proposta consiste em utilizar teorias f (R) para determinar a geometria do espaço-tempo gerado por uma corda cósmica. Para tanto, consideraremos os casos particulares em que f(R) = R + R2 e f(R) = R + R−1.
Descrição: SOUZA, A. D. de. Corda cósmica em Teorias F(R). 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11928
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Almir Dantas de Souza.pdfPDF - Almir Dantas de Souza1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.