Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11929
Título: Influência da Síndrome Metabólica para doenças cardiovasculares em usuários da Estratégia Saúde da Família
Autor(es): Garcia, Sabrina Laís Alves
Palavras-chave: Fatores de risco
Risco Cardiovascular
Hipertensão Arterial Sistêmica
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A síndrome metabólica constitui importante indicador de risco cardiovascular, estando associada a elevadas taxas de mortalidade por doença arterial coronariana. O presente estudo teve como objetivo avaliar a influência da Síndrome Metabólica para as doenças cardiovasculares. A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório e foi realizada no período de Junho a Setembro de 2016, no distrito de Galante, em Campina Grande – PB. A amostra foi constituída por 180 pacientes de idade entre 30 e 90 anos. O risco cardiovascular foi avaliado através do Escore Global. Para testar o nível de significância foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson com um intervalo de confiança de 95% e nível de significância 5%. Em todas as análises foi considerado um intervalo de confiança de 95% e significância estatística de p < 0,05. Para a análise dos dados foi utilizado o pacote estatístico Statistical Package for Social Sciences (SPSS) 19.0 Do total da amostra de pacientes (n=180), 111 eram mulheres e 69 homens, 92 apresentam Síndrome Metabólica (SM) segundo o International Diabetes Federation (IDF). Houve associação de 3 ou mais componentes da SM tais como: hipertensão arterial sistêmica, obesidade central e as dislipidemias, fatores que podem influenciar no risco cardiovascular. A maioria dos pacientes (56,6%) apresentou risco cardiovascular alto, (32,7%) risco intermediário e (10,7%) risco baixo. O trabalho reafirmou a importância do diagnóstico da Síndrome Metabólica e a sua estreita associação com o risco cardiovascular, o que reforça a importância da equipe multidisciplinar das estratégias de saúde da família desenvolverem ações que orientem os usuários a adotarem estilo de vida saudável para controlar tais fatores de risco que são modificáveis contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida.
Descrição: GARCIA, S. L. A. Influência da Síndrome Metabólica para doenças cardiovasculares em usuários da Estratégia Saúde da Família. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11929
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Laís Alves Garcia.pdfPDF - Sabrina Laís Alves Garcia1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.