Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11930
Título: Avaliação e caracterização da anemia em usuários atendidos pela Estratégia Saúde de Família
Autor(es): Barros, Diego de Sousa
Palavras-chave: Anemia
Deficiência de ferro
Índices hematimétricos
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: A anemia é definida como a diminuição da concentração de hemoglobina (Hb) circulante no sangue, a redução da sua concentração é considerada patológica quando apresenta valores abaixo de 12,0 g/dL para mulheres e de 13,0 g/dL para homens. O estudo teve como objetivo avaliar a presença de anemias em usuários de Estratégia Saúde da Família. A pesquisa teve caráter descritivo e exploratório e foi realizada no período de Junho a Setembro de 2016, em Galante, Campina Grande – PB. A amostra foi constituída por 55 pessoas, de idade entre 30 a 90 anos. Para testar o nível de significância foi realizado o teste qui-quadrado de Pearson com um intervalo de confiança de 95% e nível de significância 5% e as avaliações de anemia foram distribuídas em forma de frequência. Os dados foram organizados e analisados por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18.0. A maior presença foi do gênero feminino (67,3%) e a faixa etária mais frequente correspondeu a 60-69 anos, portanto eram idosos. O estudo mostrou que dos 55 pacientes, foram relatados 4 anêmicos apresentando as seguintes alterações: microcitose com hipocromia (n=3), normocitose com normocromia (n=1). Em apenas 6% dos não anêmicos foi relatada alteração nos índices hematimétricos. Os resultados encontrados mostram a importância da realização de exames de rotina para detecção de anemias além de apontar a necessidade de outros estudos nessa área.
Descrição: BARROS, D. de S. Avaliação e caracterização da anemia em usuários atendidos pela Estratégia Saúde de Família. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11930
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego de Sousa Barros.pdfPDF - Diego de Sousa Barros854.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.