Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11931
Título: Avaliação da qualidade de água tratada distribuída em Campina Grande
Autor(es): Soares, Antônio Carlos Fernandes
Palavras-chave: Qualidade da água
Reservatório de distribuição de água
Coliformes
Cloretos
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: Devido à grave crise hídrica que o país atravessa em especial o Nordeste, justificado por um extenso período de estiagens os reservatórios não tiveram recarga de água, tendo em vista que a cidade de Campina Grande – PB e mais 18 municípios são abastecidos pelo açude Epitácio Pessoa (açude de boqueirão) que no período da pesquisa se encontrava com 6, 4% da sua capacidade total, e com esse volume muito baixo é esperado pela população uma queda na qualidade da água fornecida a população, tendo em vista que, ao longo da sua criação o açude vem sendo assoreado, dentre outros problemas o carregamento de produtos ao longo do tempo para o leito do manancial foi inevitável. A água bruta do referido manancial é captada e enviada à estação de tratamento de água (ETA) localizada em Gravatá no município de Queimadas – PB, onde é tratada por modo convencional e enviada por adutoras até as cidades abastecidas. Essa água tratada é armazenada em reservatórios onde depois é distribuída à população. Foram coletadas amostras de cada reservatório no período semanal entre setembro e outubro de 2016 em seguida as amostras foram enviadas para os laboratórios onde foram realizadas as análises bacteriológicas e físico-químicas. os resultados obtidos nas amostras para os parâmetros, Coliformes totais, E. coli e Bactérias Heterotróficas nos reservatórios R9, R5, R1 apresentaram alterações dentro dos valores máximos permitidos. As amostras da 1ª e 2ª semana do R4 apresentaram contagem de bactérias heterotróficas acima dos VMP. Já os parâmetros avaliados nas análises físico-químicas com exceção dos cloretos todos os resultados obtidos apresentaram-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação vigente, a portaria 2914/2011, que indica os padrões exigidos para água de abastecimento público.
Descrição: SOARES, A. C. F. Avaliação da qualidade de água tratada distribuída em Campina Grande. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11931
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antônio Carlos Fernandes Soares.pdfPDF - Antônio Carlos Fernandes Soares2.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.