Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11932
Título: Membranas de quitosana/perlita no uso da adsorção de corantes
Autor(es): Silva, Rennan Normando de Andrade
Palavras-chave: Quitosana
Perlita
Corantes têxteis
Adsorção
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: A quitosana é um dos polissacarídeos mais abundantes, possui propriedades como adsorvente devido a sua biocompatibilidade, biodegradabilidade e alto poder de adsorção com íons metálicos e corantes. A perlita é uma rocha vulcânica vítrea, da família da sílica amorfa, formada principalmente por alumínio e silicatos. A perlita apresenta composição molar SiO2, Al2O3, Na2O, K2O, CaO, H2O, MgO, Fe2O3 e TiO2 e pode ser utilizada nos processos de adsorção de corantes em conjunto com bioadsorvente tais como, quitosana. Este trabalho teve como principal objetivo, produzir membranas de quitosana/perlita por meio de uma metodologia adequada para fins de adsorção de corantes têxteis. As membranas híbridas QTS/perlita, foram caracterizadas 3 por difração de raio-X e infravermelho. Foi utilizado um planejamento experimental 2 para direcionar os ensaios de adsorção de Quitosana e QTS/Perlita a serem realizados separadamente, tendo como variáveis: tempo de contato entre adsorvente e corante, massa do material adsorvente e concentração do corante utilizado. Depois da adsorção realizada foi utilizado um espectrofotômetro UV-Vis para aferir os resultados dos ensaios através da absorbância. De acordo com os resultados do estudo estatístico foi possível observar no diagrama de Pareto que a variável mais significativa é a massa do compósito QTS/Perlita. A partir do gráfico de dispersão pode-ses perceber que o modelo linear teve um bom ajuste em relação aos ensaios realizados. Com a equação do modelo foi feita uma interpretação semelhante ao diagrama de Pareto e podendo assim atribuir valores às variáveis para assim otimizar os resultados e até prever alguns resultados estatisticamente.
Descrição: SILVA, R. N. de A. Membranas de quitosana/perlita no uso da adsorção de corantes. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11932
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rennan Normando de Andrade Silva.pdfPDF - Rennan Normando de Andrade Silva2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.