Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11937
Título: Influência da sazonalidade (seca e chuva) na estrutura da comunidade zooplanctônica em reservatório do semiárido
Autor(es): Porto, Daianne Enéas
Palavras-chave: Comunidade zooplanctônica
Ecologia aquática
Bioindicador
Influência sazonal
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Em ecossistemas aquáticos continentais a comunidade zooaplanctônica apresenta-se como principal elo da cadeia trófica, fazendo a ciclagem de nutrientes do ecossistema e mantendo o fluxo energético. Além de ser utilizado para indicar o estado de saúde de ecossistema aquáticos naturais e artificiais, por possuir espécies bioindicadoras e sensíveis as perturbações no ambiente. Em regiões áridas e semiáridas os reservatórios foram construídos com o propósito de abastecimento,irrigação, pesca entre outros. O reservatório Epitácio Pessoa-PB, está entre os de maior relevância no Estado da Paraíba, tendo em vista os múltiplos usos de sua água e a grande quantidade de municípios que abastece. Este estudo tem por objetivo avaliar os fatores estruturadores (riqueza, diversidade) da comunidade zooplanctônicaem um reservatório de abastecimento do semiárido, em resposta a alterações sazonais (seca e chuva). Para tanto foram realizadas coletas de setembro de 2012 à junho de 2016 com frequência bimestral/trimestral, na zona limnética do reservatório. Foi identificado um total de 35 táxons, com predominância do grupo rotífera, sendo a família Brachionidae mais expressiva durante os anos analisados. Para a densidade foi constatada uma maior recorrência de copepodos em estágios larvais (náuplios). O índice de diversidade de espécies apresentou maiores valores nos períodos de chuva, no entanto não foram identificadas diferenças significativas entre os períodos analisados. Mesmo submetida a intensas modificações impostas pelos ciclos hidrológicos, a estabilidade da coluna d’água e o elevado tempo de retenção da água mantiveram as populações zooplanctônicas relativamente constantes. Desse modo, os preditivos de sazonalidade não corroboraram com a hipótese do presente estudo, tendo em vista que não houve variações significativas dos indivíduos da comunidade durante o período amostral.
Descrição: PORTO, D. E. Influência da sazonalidade (seca e chuva) na estrutura da comunidade zooplanctônica em reservatório do semiárido. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11937
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daianne Enéas Porto.pdfPDF - Daianne Enéas Porto967.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.