Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11942
Título: Análogo Acústico do buraco negro
Autor(es): Andrade, Ronaldo Marcelino Felix de
Palavras-chave: Buraco negro
Buraco negro acústico
Fluidos
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: Os Buracos Negros são regiões em que, dentro, a gravidade é extremamente forte, de modo que não conseguimos obter nenhuma informação de “objetos”que estejam dentro dessa região. Nesta região, as estrela colapsam, cada vez mais, até que toda a sua matéria fica concentrada em uma região tão pequena, mas tão pequena, que as leis da física como conhecemos, não valem mais. Dizemos então que foi criada uma singularidade no espaço-tempo. As delimitações dessas regiões são chamadas de horizontes de eventos. Os buracos negro são soluções das Equações de campo de Einstein, Karl Schwarzschild Foi quem obteve em 1915 a primeira solução exata dessas equações para o caso limite de uma massa esférica sem rotação. Essa solução nos levou ao conhecido conceito de Raio de Schwarzchild que é o tamanho do horizonte de eventos de buraco negro sem rotação. Quando um fluido, perturbado por ondas sonoras, atinge uma velocidade maior do que a velocidade do som, as equações fundamentais que descrevem o comportamento desses fluidos, comportam-se de uma forma análoga a de um buraco negro, o que chamamos de buracos negros acústicos.
Descrição: ANDRADE, R. M. F. de. Análogo Acústico do buraco negro. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11942
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronaldo Marcelino Félix de Andrade.pdfPDF - Ronaldo Marcelino Félix de Andrade583.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.