Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11943
Título: O corpo na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular
Autor(es): Eduardo, Geferson
Palavras-chave: Educação Física Escolar
Base Nacional Comum Curricular
Corpo - Concepções
Data do documento: 31-Out-2016
Resumo: O estudo de caráter qualitativo configurou-se como uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo. Teve o objetivo de analisar as concepções de corpo identificadas na Base Nacional Comum Curricular, destacando as áreas e níveis de ensino que fazem referência a ele, bem como, ao seu trato pedagógico. O corpus documental constituiu-se no Documento da Base Nacional Comum Curricular, em sua segunda versão. Os dados obtidos mostram-nos que a discussão sobre o corpo concentra-se nas áreas de Educação Física e principalmente Artes, onde há uma maior recorrência do termo. Quanto aos níveis de ensino, o corpo é identificado em todas as etapas da Educação Básica, a partir de apontamentos esporádicos para o seu trato pedagógico, que não revelam uma continuidade dentro do processo formativo esperado. Ora enquadrado em sua condição anatomo-fisiologica, ora ressaltado em sua capacidade expressiva, as abordagens do corpo na Base Nacional Comum Curricular são múltiplas, seguindo um modelo disciplinar que não ajuda a compreensão de totalidade do mesmo, expresso na sua concepção biocultural.
Descrição: EDUARDO, G. O corpo na segunda versão da Base Nacional Comum Curricular. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11943
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geferson Eduardo.pdfPDF - Geferson Eduardo648.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.