Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11956
Título: Benefícios dos exercícios aquáticos em idosos com afecções musculoesqueléticas: Uma revisão sistematizada
Autor(es): Melo, Fátima Cristina Aquino de
Palavras-chave: Doenças musculoesqueléticas
Hidroterapia
Qualidade de vida
Idosos
Data do documento: 6-Out-2016
Resumo: Introdução: os exercícios aquáticos vêm sendo crescentemente utilizados para reabilitação de idosos com diversos distúrbios patológicos, entre eles, lombalgia crônica, fibromialgia e osteoartrite são relatados como os tipos mais comuns de distúrbios osteomusculares, em que estas condições podem ser associadas a limitações funcionais significativas. Objetivo: analisar a produção do conhecimento sobre a efetividade da fisioterapia aquática no tratamento das afecções musculoesqueléticas em pessoas idosas. Materiais e métodos: a seleção e utilização das referências de fudamentação ocorreram a partir de uma busca sistematizada nas seguintes bases de dados: MEDLINE-NLM, MEDLINE-EBSCO, Scopus da Elsevier, SciELO e Cochrane Library. Foram pesquisados ensaios clínicos randomizados e quase randomizados que avaliaram os efeitos dos exercícios aquáticos, em idosos com condições músculoesqueléticas, em comparação com nenhum exercício ou exercício terrestre utilizando-se os descritores extraidos do DeCS, entre o ano de 2008 e 2015. Os desfechos de interesse serão dor, função física e qualidade de vida. Os artigos selecionados foram submetidos a escala de qualidade The Physiotherapy Evidence Database (PEDro) score. Resultados: Dos 9 estudos incluídos 1 consistiam em estudos randomizados controlados. No período pesquisado 50,0% dos estudos foram publicados em 2008. As afecções musculoesqueléticas mais abordadas foram artrite reumatóide, fibromialgia, lombalgia e osteoporose. A maioria dos estudos reportaram após a hidroterapia melhoras no quadro álgico (92,3%) e na função física (92,3%). A função física e qualidade de vida resultaram em escores positivos, enquanto que a dor apresentou pontuação negativa (redução da dor). Os participantes foram predominantemente idosos, sendo que oito (61,5%) estudos incluíram participantes com uma média de idade > 60 anos. Conclusão: as evidências sugerem que o exercício aquático tem efeitos benéficos sobre a dor, função física e qualidade de vida em idosos com doenças musculoesqueléticas. Esses benefícios parecem comparáveis entre as condições e com os obtidos com o exercício terrestre. Entretando, mais pesquisas são necessárias para compreender as características de programas de hidroterapia que fornecem o maior benefício para os idosos.
Descrição: MELO, F. C. A. de. Benefícios dos exercícios aquáticos em idosos com afecções musculoesqueléticas: Uma revisão sistematizada. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11956
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fátima Cristina Aquino de Melo.pdfPDF - Fátima Cristina Aquino de Melo543.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.