Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11957
Título: Agulhamento seco e laserterapia em ponto gatilho: Um estudo de revisão
Autor(es): Cordeiro, Iaglan Xeniê de Araújo
Palavras-chave: Laserterapia
Agulhamento seco
Fisioterapia
Data do documento: 29-Set-2016
Resumo: Introdução: a importância dos estudos referentes aos pontos gatilho dar-se-á pela sintomatologia ampla provocada por eles, bem como a limitação funcional gerada, no âmbito muscular e proprioceptivo. As características observadas na literatura e na pratica clinica das utilizações de terapias com calor, especificamente o laser, relacionadas a forma de apresentação da patologia, instigam a analise de tal técnica como terapêutica. Objetivos: Pretende-se analisar a literatura existente quanto as técnicas mencionadas e, realizar a proposição de um protocolo terapêutico com tais técnicas em estudo. Métodos: estudo bibliográfico, com abordagem qualitativa e aplicada. A busca foi realizada nas bases de dados eletrônicas: Lilacs, PEDro e IBECS. As referências que preencheram os critérios de inclusão foram avaliadas, independentes do periódico. Nas buscas, os seguintes descritores, em língua portuguesa e inglesa, foram considerados: “laserterapia”, “síndrome dolorosa miofascial” e “ponto gatilho”. Resultados obtidos: com avaliação dos títulos e leitura dos resumos condizentes com os critérios, foram considerados elegíveis para inclusão na pesquisa 4 artigos do Lilacs, sendo destes: 2 de laserterapia (LT), 1 de agulhamento a seco (AS) e 1 de ponto gatilho (PG). Da base de dados PEDro, 6 artigos, sendo: 6 sobre AS. Do IBECS, 4 artigos: 1 LT 2 AS, 1 PG. Os estudos analisados quanto a laserterapia respalda seu efeito térmico, sendo possível sua utilização nos pontos gatilho. As limitações e contra indicações das técnicas encontradas nos artigos, não interferem nem abordam especificamente a patologia em questão. Conclusão: as evidências cientificas observadas nos estudos, mesmo utilizando de seguimentos metodológicos diferentes, direcionam para a possibilidade de realização de estudos laserterapia nos pontos gatilho, visto os efeitos da técnica isoladamente. A parametrização do protocolo proposto também é norteada pela literatura, embasando quaisquer estudos direcionados posteriormente.
Descrição: CORDEIRO, I. X. de A. Agulhamento seco e laserterapia em ponto gatilho: Um estudo de revisão. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11957
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iaglan Xeniê de Araújo Cordeiro.pdfPDF - Iaglan Xeniê de Araújo Cordeiro1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.