Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11959
Título: Redes sociais e o vazio existencial no mundo pós-moderno
Autor(es): Santos, Tamires Oliveira
Palavras-chave: Redes sociais
Vazio existencial
Análise existencial
Sociedade pós-moderna
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: Este artigo busca refletir sobre o uso das redes sociais sob os aspectos da Análise Existencial, especificamente no que diz respeito ao vazio existencial, sentimento cada vez mais comum na sociedade pós-moderna, o qual as pessoas tentam preencher a todo custo e onde há uma busca incessante da felicidade. Traz também características do mundo pós-moderno e suas principais consequências nas relações e no modo de existir do ser humano. Esse trabalho se justifica pela abordagem de um tema atual, à medida que promove reflexões sobre as novas formas de interação e relações nas redes sociais, tendo estas, muitos aspectos possíveis de serem analisados sob diversas perspectivas e que embora despertem a atenção de muitos estudiosos, as publicações de análises mais específicas são escassas, mas pertinentes, uma vez que estamos numa época de incertezas e inseguranças sobre as relações e nossa forma de agir em relação ao outro e a nós mesmos. Conclui-se que à medida que as pessoas buscam se tornar visíveis nesse mundo virtual, valorizando o ter em detrimento do ser, são atingidas por um sentimento de indiferença e tédio – vazio existencial – e a felicidade se torna mais distante, pois agindo pelos modelos impostos pela sociedade, acabam se desligando dos valores e consequentemente buscam apenas o próprio bem estar, fato que contraria a ideia de autotranscendência de Frankl, o qual diz que para realizar o sentido, é preciso autotranscender, ou seja, ter atitudes que contribuam para o bem estar da sociedade ou de alguém específico.
Descrição: SANTOS, T. O. Redes sociais e o vazio existencial no mundo pós-moderno. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11959
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamires Oliveira Santos.pdfPDF - Tamires Oliveira Santos336.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.