Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11961
Título: Desejo dos pais na contemporaneidade: Uma nova configuração
Autor(es): Farias, Maísa Cavalcanti de
Palavras-chave: Constituição do sujeito
Desejo
Desejo do par parental
Psicanálise
Data do documento: 19-Out-2016
Resumo: Existir não corresponde a viver, por essa razão uma criança já tem lugar na família antes de sua chegada física ao mundo. Embora a morada prévia seja condição necessária para o nascimento, no entanto, nem sempre é percebida quanto a sua importância. Nesse momento inicial há um afastamento de qualquer conotação biológica, e depende de uma construção simbólica referente ao desejo dos pais quando decidem por ter um filho. Sendo assim, a existência de um ser humano está atrelada ao desejo do Outro. Desse modo, este trabalho objetiva analisar no discurso dos pais, contemporâneos, a configuração do desejo de ter um filho, para isso, a amostra desta pesquisa é constituída por 13 (treze) pais, maiores de dezoito anos, cujos os filhos estavam em atendimento na Clínica-escola de Psicologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus I. Tendo em vista que este estudo se desenvolve a luz do referencial teórico psicanalítico freudiano e lacaniano não é passível de controle e replicação experimental, uma vez que a pesquisa em psicanálise se propõe a ser um saber do singular, tendo como objeto central as manifestações inconscientes produzidas nas lacunas dos discursos dos sujeitos. Entretanto, lendo no Um a Um, pode-se inferir, nos discursos dos entrevistados a repetição significante que permitiu elencar os seguintes eixos: desejo: um saber que não se sabe; demanda de amor: a queixa do neurótico; contemporaneidade: declínio do Nome-do-Pai; e repetição: "ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais". O percurso desenvolvido nessa pesquisa permitiu verificar que o desejo de ter um filho é marcado pelo romance familiar vivenciado por cada um, de acordo com o mito familiar construído por eles.
Descrição: FARIAS, M. C. de. Desejo dos pais na contemporaneidade: Uma nova configuração. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11961
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maísa Cavalcanti de Farias.pdfPDF - Maísa Cavalcanti de Farias562.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.