Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11962
Título: Sexualidade feminina e mais além: Um estudo com homossexuais femininas que masculinizam seu corpo
Autor(es): Santiago, Mayane de Oliveira
Palavras-chave: Sexualidade
Enigma feminino
Masculinização do corpo
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: A mulher contemporânea conta com inúmeras possibilidades de ser e estar no mundo, mediante isso, este trabalho discute à luz da psicanálise, em Freud e Lacan, o enigma do feminino, e a problemática da sexualidade da mulher homossexual, que procura na masculinização do corpo, sua identificação sexual e social. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em dois momentos: o primeiro de revisão bibliográfica envolvendo as temáticas do feminino, da homossexualidade e da masculinização do corpo. O segundo, fo i desenvolvida uma pesquisa de campo com mulheres homossexuais que se masculinizam. A escolha das participantes deu-se aleatória, respeitando os critérios de inclusão, a saber: Ser mulher, ser homossexual, se masculinizar, ser maior de 18 anos e aceitar participar da pesquisa. Tratou-se de um estudo qualitativo cujo discurso, analisado no respaldo teórico e ético da psicanálise, privilegiou a repetição significante nas falas das entrevistadas. Lendo no Um a Um, pode-se inferir, nos discursos das mulheres ho mossexuais entrevistadas, a repetição, dentre outras, de significantes, que remetiam ao enigma do feminino como insolúvel para o sujeito, independente da escolha de orientação sexual. Como resultado também foi identificado a masculinização como uma tentativa de portar o falo no corpo, e com isso, imaginariamente, fazer a relação sexual existir, bem como o “sair do armário” como uma maneira de se “haver” com o encontro com o sexual, traumático para todo falante independentemente de qual seja a escolha frente a partilha dos sexos.
Descrição: SANTIAGO, M. de O. Sexualidade feminina e mais além: Um estudo com homossexuais femininas que masculinizam seu corpo. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11962
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayane de Oliveira Santiago.pdfPDF - Mayane de Oliveira Santiago991.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.