Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11967
Título: Promoção do sentido na infância: Um relato de experiência com crianças em situação de vulnerabilidade
Autor(es): Simões, Raisa Fernandes Mariz
Palavras-chave: Logoterapia
Sentido da vida
Valores
Crianças
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir a promoção de sentido na infância a partir da experiência de um trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade numa fundação assistencial em Buenos Aires, Argentina, embasado pela Logoterapia e análise existencial. Esta, enquanto abordagem da psicologia contemporânea, traz, através de seu precursor Viktor Emil Frankl, os conceitos de liberdade, responsabilidade e os valores na busca pelo sentido da vida, postulando que o ser humano possui as dimensões fisica, psíquica e espiritual, sendo esta última a responsável por onde ele pode alcançar os recursos para uma realidade existencial. Tendo em vista que a infância é considerada um período de desenvolvimento e construção de personalidade, tornou-se relevante promover um espaço em que pudessem emergir discussões e vivências acerca de valores morais, sociais, éticos, vivenciais e atitudinais que despertassem a dimensão espiritual na condução de supra sentido das crianças em questão, principalmente se tratando de uma situação de risco em que muitas vezes não há vontade de sentido em viver. Para que isso fosse possível, realizou-se nove encontros, com duração de duas horas cada, três vezes por semana, destinados a meninas de 6 a 12 anos da Fundação CA.de.NA (Centro de Assitência de Ninos Abandonados). Os encontros ora aconteciam na parte externa, ora na parte interna da fundação, trazendo sempre novos elementos que instigassem as meninas a buscar algo novo e significante para suas vidas. Após os encontros e atividades desenvolvidas que contaram com a ajuda de materiais concretos, jogo de memória, fotografias, mapas, velas, e artísticos, como papel, cola, catolinas, desenhos, lápis e afins, percebeu-se que a logoterapia infantil é eficaz no sentido de promover o senso de ser responsável, tratando de questões essenciais para criança e possibilitando a reflexão de que o homem pode fazer qualquer coisa em relação à situação na qual se encontra para modificar, se for necessário, a realidade.
Descrição: SIMÕES, R. F. M. Promoção do sentido na infância: Um relato de experiência com crianças em situação de vulnerabilidade. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11967
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raisa Fernandes Mariz Simões.pdfPDF - Raisa Fernandes Mariz Simões4.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.