Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Tenório, Rodrigo Cavalcante | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T18:52:45Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T18:52:45Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.32 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11969 | - |
dc.description | TENÓRIO, R. C. Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Geometria é um dos ramos mais antigos da Matemática, e que está estritamente ligada ao dia a dia. Para qualquer lado que se olhe, pode-se deparar com figuras ou objetos, com isso, geometrizá-las e daí, analisar, estudar, criar padrões, formular conceitos. Os PCN defendem o seu estudo, justificando que o conhecimento geométrico, amplia a visão de mundo, podendo assim, compreender o que está ao redor. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é: Refletir criticamente como o conteúdo de Geometria está sendo abordado nos Livros Didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental, com base nas concepções de Ole Skovsmose a respeito da Educação Matemática Crítica. Para tanto, foi feita uma abordagem histórica sobre a Geometria. A Educação Matemática Crítica é apresentada com suas ideias apontadas por Skovsmose. É feita algumas considerações sobre o Livro Didático, descrevendo as obras escolhidas para esse estudo, e por fim, a análise crítica do conteúdo de Geometria, presente nos livros descritos. Como resultado percebe-se uma mudança na distribuição dos assuntos de geometria nos livros, e que os mesmos apresentam algumas atividades e momentos que levam o aluno ao diálogo, a investigar e levantar questionamentos, mas que mesmo assim, os livros tem muito que melhorar quanto a propor situações relevantes aos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rodrigo Cavalcante Tenório.pdf | PDF - Rodrigo Cavalcante Tenório | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.