Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTenório, Rodrigo Cavalcante-
dc.date.accessioned2016-12-06T18:52:45Z-
dc.date.available2016-12-06T18:52:45Z-
dc.date.issued2016-10-26-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11969-
dc.descriptionTENÓRIO, R. C. Um estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Geometria é um dos ramos mais antigos da Matemática, e que está estritamente ligada ao dia a dia. Para qualquer lado que se olhe, pode-se deparar com figuras ou objetos, com isso, geometrizá-las e daí, analisar, estudar, criar padrões, formular conceitos. Os PCN defendem o seu estudo, justificando que o conhecimento geométrico, amplia a visão de mundo, podendo assim, compreender o que está ao redor. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é: Refletir criticamente como o conteúdo de Geometria está sendo abordado nos Livros Didáticos nos anos finais do Ensino Fundamental, com base nas concepções de Ole Skovsmose a respeito da Educação Matemática Crítica. Para tanto, foi feita uma abordagem histórica sobre a Geometria. A Educação Matemática Crítica é apresentada com suas ideias apontadas por Skovsmose. É feita algumas considerações sobre o Livro Didático, descrevendo as obras escolhidas para esse estudo, e por fim, a análise crítica do conteúdo de Geometria, presente nos livros descritos. Como resultado percebe-se uma mudança na distribuição dos assuntos de geometria nos livros, e que os mesmos apresentam algumas atividades e momentos que levam o aluno ao diálogo, a investigar e levantar questionamentos, mas que mesmo assim, os livros tem muito que melhorar quanto a propor situações relevantes aos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria da Conceição Vieira Fernandespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleUm estudo crítico do conteúdo de geometria nos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Cavalcante Tenório.pdfPDF - Rodrigo Cavalcante Tenório1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.