Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11970
Título: Alguns tópicos da Teoria dos Grafos e aplicações
Autor(es): Guimarães, Ana Cláudia Gomes
Palavras-chave: Aplicações
Emparelhamento
Teoria dos Grafos
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: No presente trabalho estudamos alguns tópicos da Teoria dos grafos, em especial as Aplicações de Grafos. Tendo em vista, que o conhecimento dessa Teoria é de bastante utilidade para facilitar e resolver muitos problemas que estão presentes em nosso cotidiano. Dessa forma, estudamos as definições de alguns subconjuntos pertencentes a essa teoria, demonstrando alguns fundamentos teóricos dos mesmos, os quais introduzem alguns conceitos da teoria, como: Grau de um vértice, árvores, caminho, conexão, entre outros conceitos. Foi visto algumas definições que foram fundamentais para entender as aplicações, onde utilizemos alguns exemplos do cotidiano para obtenção de um melhor entendimento da Teoria dos Grafos. Analisamos as definições de Emparelhamentos de Grafos, em especial focamos o estudo nas aplicações de Grafos, onde estas aplicações estão presentes em algumas situações reais, tais como: problemas de atribuição pessoal que estão voltados para a designação de tarefas em um determinado campo de trabalho; resolve também situações como a formação de pares em um determinado conjunto de pessoas ou de objetos; presente também em ligações entre redes de computadores com o objetivo de melhorar o serviço e minimizar os custos financeiros; entre outras aplicações.
Descrição: GUIMARÃES, A. C. G. Alguns tópicos da Teoria dos Grafos e aplicações. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11970
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Gomes Guimarães.pdfPDF - Ana Cláudia Gomes Guimarães1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.