Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11971
Título: O ensino através da Pedagogia de Projetos: A Matemática Financeira por trás da conta de energia
Autor(es): Santos, Danielle Ferreira de Lima
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Matemática financeira
Metodologia de ensino
Pedagogia de Projetos
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: Atualmente, os alunos veem a matemática como uma disciplina desinteressante e sem significados. Isso nos faz refletir sobre os métodos facilitadores da aprendizagem, como eles poderiam contribuir de forma significativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Deste modo, parece relevante estudarmos novas metodologias que facilitem a compreensão da matemática, mas, que não privilegie apenas a transmissão do conhecimento e sim, verificarmos os benefícios que essas novas metodologias podem oferecer para o processo cognitivo e significativo do aluno. Nessa perspectiva o presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo verificar as contribuições que o trabalho com projetos, utilizando o Planeta Luz, poderá trazer para o ensino e aprendizagem da Matemática . Utilizamos o tema transversal trabalho e consumo para abordar o conteúdo de Matemática Financeira para o Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental da Rede Pública Estadual, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Para tal, tratamos teoricamente de refletir sobre o ensino de Matemática sobre os seguintes aspectos: movimentos que influenciam o seu ensino, temas transversais, Pedagogia de Projetos e contextualização. Quanto à parte prática, os resultados mostraram que durante o desenvolvimento da metodologia proposta, os alunos se envolveram em uma experiência em que o processo de construção do conhecimento esteve ligado as práticas vividas. Possibilitando aos alunos perceber a Matemática no seu contexto social, por meio do tema proposto. Percebemos o envolvimento dos alunos durante a aplicação do projeto, apresentaram autonomia, interesse e satisfação pela aprendizagem.
Descrição: SANTOS, D. F. de L. O ensino através da Pedagogia de Projetos: A Matemática Financeira por trás da conta de energia. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11971
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Ferreira de Lima Santos.pdfPDF - Danielle Ferreira de Lima Santos2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.