Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11975
Título: Uma abordagem sobre o ensino de inteiros no âmbito de livros didáticos
Autor(es): Santos, Diego Alcântara dos
Palavras-chave: Números inteiros
Livro didático
Obstáculos epistemológicos
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Data do documento: 28-Out-2016
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) afirmam que os resultados em relação à aprendizagem dos números inteiros têm sido bastante insatisfatórios. Todavia, historicamente observamos que a dificuldade dos matemáticos conceberem esse assunto foi conflituosa, ou seja, diversos matemáticos também tiveram dificuldades em compreender as relações dos sinais. Entretanto, a abordagem de números inteiros é de suma importância seja por uma justificativa do ponto de vista social, política, pedagógica ou mesmo pela importância interna, considerando a estrutura lógica da Matemática. Diante dessa perspectiva objetivamos no presente trabalho refletir como autores de livros didáticos tem abordado a construção das regras de operação com números inteiros, tendo como parâmetro a reta numérica e em mais particular, a operação de multiplicação. Portanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de livros didáticos e outra de campo para verificar se alunos do 7º ano estão sabendo aplicar as regras de operações com números inteiros. Assim, tratamos o presente trabalho: No primeiro capítulo fazemos uma introdução do trabalho, motivação, justificativa e objetivos. No segundo falamos sobre o desenvolvimento histórico sobre os números negativos, destacamos os obstáculos epistemológicos com números inteiros, e por útimo destacamos a importância dos números inteiros para os PCN’s. No quarto fazemos uma análise de alguns livros didáticos focando sobre a forma como alguns autores abordam os números inteiros, e por último fazemos uma pesquisa de campo. Como resultado verificamos que entre os autores abordados só um utiliza adequadamente a reta numérica para trabalhar a construção das regras de operações com números inteiros. Por outro lado, através do instrumento aplicado, constatamos aquilo que já esperávamos, ou seja, os alunos pesquisados demonstraram uma grande dificuldade em operar com números inteiros, como também na resolução dos problemas solicitados.
Descrição: SANTOS, D. A. dos. Uma abordagem sobre o ensino de inteiros no âmbito de livros didáticos. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11975
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Alcântara dos Santos.pdfPDF - Diego Alcântara dos Santos1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.