Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11977
Título: Etnobotânica: Uso de plantas medicinais no auxílio do ensino de Botânica
Autor(es): Silva, Joara Alves da
Palavras-chave: Ensino de Botânica
Plantas medicinais
Formação docente
Didática
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A Botânica é o ramo da ciência que estuda as plantas. É uma das mais importantes áreas da biologia, com objetos de estudos que são úteis em outras áreas de conhecimento , como genética, farmacologia, química e física. Porém, o ensino de Botânica perpassa por problemas, tais como ensino tradicional bancário, antipatia pelo conteúdo da parte dos professores e dos estudantes, ensino desvinculado da realidade, imerso a excesso de teorias e voltado para prática tecnicista. Uma forma de transformar esta realidade é desenvolver metodologias didáticas que contextualize o conteúdo de Botânica tornando- o agradável e de interesse para os estudantes. A proposta deste projeto que compõem o PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) foi utilizar plantas medicinais para auxiliar o ensino de Botânica, abordando estrutura, classificação. Neste contexto, esse trabalho propôs à melhoria do ensino de Botânica através de metodologias que usavam as plantas medicinais para explicar o conteúdo. Tendo em vista que, o homem faz o uso de plantas medicinais desde os tempos mais remotos e ainda são presentes na sociedade pós-moderna. As ações realizadas iniciaram se com a visita a escola coma finalidade de observar o espaço físico e funcional. Em seguida ocorreu a aplicação de um questionário onde obtivemos os dados sobre a aceitabilidade do projeto, o uso de plantas medicinais e se os estudantes tinham noção quais disciplinas as plantas medicinais era viável. Na segunda ação que foram as aulas teóricas utilizamos algumas espécies de plantas medicinais para explicar a classificação do Reino Plantae e seguimos com essa metodologia para explicar o conteúdo de morfologia e fisiologia A terceira ação foi à produção de exsicatas com exemplares de plantas medicinais coletadas na área escolar. Está atividade foi essencial para explicar o conteúdo de nomenclatura científica e estudar a anatomia vegetal. Após a atividade das exsicatas foi produzido mini-herbário, com todas as exsicatas produzidas. Na quarta ação cultivou se uma horta medicinal onde os estudantes organizaram as plantas medicinais da escola e plantaram nova mudas. Metodologias inovadoras como estas são necessárias para exercer um estímulo sobre o professor motivando-o a melhorar sua prática didática e mudar sua percepção sobre conteúdo de Botânica. Uma forma de conquistar essa meta é contextualizar o ensino de Botânica por meio das plantas medicinais. As quais muitas pessoas ainda utilizam elas, mesmo residindo em cidades, ainda utilizam.
Descrição: SILVA, J. A. da. Etnobotânica: Uso de plantas medicinais no auxílio do ensino de Botânica. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11977
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joara Alves da Silva.pdfPDF - Joara Alves da Silva1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.