Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11979
Título: Cemitério público em Itabaiana – PB, Brasil: Fonte de riscos ambientais
Autor(es): Cavalcanti, Marília Gabrielle Lira
Palavras-chave: Impactos ambientais
Necrópolis
Saúde pública
Saúde ambiental
Data do documento: 28-Set-2016
Resumo: Particularmente no Brasil, os cemitérios em sua maioria apresentam grandes riscos à saúde da população e prejudicam a qualidade do meio ambiente e geralmente, quanto a sua implantação tem sido feita em terrenos de baixo valor imobiliário ou em condições geológicas e hidrológicas inadequadas. Neste contexto objetivou-se avaliar os impactos ambientais do cemitério público de Itabaiana-PB, prognosticando os fatores de riscos potenciais a saúde da população. O presente estudo foi desenvolvido no Cemitério Público Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade de Itabaiana-PB. Compreendeu-se como uma pesquisa exploratória e de caráter descritivo que foi realizada no período de março a agosto de 2015. Empregou-se visitas a área de estudo, englobando a observação in loco, entrevista informal com funcionários do cemitério e vizinhos e emprego da Matriz de impactos ambientais. De acordo com os resultados e com base na legislação vigente, verificou-se que o Cemitério não se encontra adequado a legislação, apresentando impactos negativos no meio físico, químico, biológico e antrópico, bem como, não cumprindo a determinação quanto ao prazo de adequação. Por ser um caso de saúde pública, necessitando urgentemente de uma intervenção dos órgãos ambientais competentes, a fim de cobrar medidas eficientes para minimizar os impactos negativos, compensar os danos causados a população e ao meio ambiente. Observou-se que não existe uma destinação ambiental e sanitariamente adequada dos resíduos sólidos. Portanto, sugere-se que sejam realizados estudos e análises no solo, subsolo e na água para verificar a existência de possíveis contaminantes prejudiciais à qualidade de vida da população.
Descrição: CAVALCANTI, M. G. L. Cemitério público em Itabaiana – PB, Brasil: Fonte de riscos ambientais. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11979
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marília Gabrielle Lira Cavalcanti.pdfPDF - Marília Gabrielle Lira Cavalcanti1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.