Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11984
Título: Abordagem do tema gravidez na adolescência: Relato de experiência didática em uma turma de Ensino Médio
Autor(es): Francisco, Milena Maria de Luna
Palavras-chave: Experiência didática
Formação docente
Educação sexual
Sexualidade
Gravidez precoce
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A gravidez é uma fase na vida, marcada por várias transformações: físicas, mentais e sociais. A gravidez na adolescência é vivenciada cada vez mais cedo, elevando consideravelmente o número de gestantes e mães com idade inferior a dezenove anos no Brasil. Visando abordar esta problemática e, levando em conta que a temática, além de ser um dos eixos a serem trabalhados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, também representa uma questão de saúde pública, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do primeiro ano do ensino médio com faixa etária entre quinze e dezoito anos, no âmbito do PIBID. O objetivo da pesquisa buscava de orientar os adolescentes sobre os riscos da gravidez indesejada. O tema abordado na turma incluiu desde o conceito de gravidez, desenvolvimento fetal e as transformações que ocorrem tanto no corpo da mãe, quanto do feto até a hora do nascimento. Para desenvolvimento das atividades foram realizadas aulas interdisciplinares, algumas delas com abordagem lúdica, procurando motivar os estudantes a ter vários olhares sobre o assunto. Com o desenvolvimento das atividades foi notável a boa interação dos estudantes com a temática o que promoveu discussões, e troca de ideias principalmente por se tratar de um assunto que gera muitos questionamentos. Identificamos que a gravidez, muitas vezes não é aceita na adolescência devido, pincipalmente, aos impactos sociais como a não aceitação do parceiro, da família e a dificuldade na conquista de um emprego o que as leva muitas vezes a adolescente a recorrer a prática do aborto. Após o término das atividades a partir de relatos os estudantes participantes afirmaram que o projeto foi de grande importância para expandir seus conhecimentos, esclarecer dúvidas e em alguns casos fazer refletir melhor sobre suas atitudes e decisões.
Descrição: FRANCISCO, M. M. de L. Abordagem do tema gravidez na adolescência: Relato de experiência didática em uma turma de Ensino Médio. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11984
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Maria de Luna Francisco.pdfPDF - Milena Maria de Luna Francisco1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.