Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11986
Título: Avaliação “in vitro” das alterações morfológicas e químicas na estrutura do esmalte dentário através de MEV e EDS após clareamento dental
Autor(es): Pedrosa, Bruno Alisson Freire
Palavras-chave: Clareamento dental
Agentes clareadores
Peróxido de carbamita
Espectrometria
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O clareamento dental é um método bastante procurado quando se trata da busca por um sorriso mais harmônico, sendo considerado grande influenciador em diversos aspectos do cotidiano populacional, principalmente nos campos social e psicológico. O objetivo desse estudo foi de analisar as possíveis alterações morfológicas e químicas (quantidade de Cálcio e Fósforo remanescente) ocorridas no esmalte dentário após realização da técnica de clareamento caseiro com peróxido de carbamida na concentração de 16% através da Microscopia Eletrônica de Varredura e da escala de Espectrometria por Energia Dispersiva (EDS). Para realização dessa pesquisa, 3 dentes bovinos foram selecionados para confecção dos corpos de prova. Em seguida foi realizada a secção, preservando o terço médio, e este foi dividido em dois fragmentos (4x4mm), sendo um destinado à realização dos testes e o outro servindo de controle. O grupo teste, contendo três corpos de prova para teste, sofreu clareamento com peróxido de carbamida a 16% por durante quatro horas diárias, no período de 21 dias. Após esta etapa, os grupos teste e controle foram conduzidos ao laboratório CERTBIO para realização das análises tanto em MEV quanto na escala de EDS. As alterações morfológicas apresentadas foram de caráter leve a moderado. Além disso, pode-se sugerir que houve uma diminuição significativa na concentração de Ca entre o grupo teste e o grupo controle (p = 0,043). Feita a análise dos resultados, constatou-se que a concentração média de Ca no grupo teste foi menor em comparação à do grupo controle. Para os valores de P sugere- se também que os valores apresentados demonstraram a existência de uma diferença significativa.
Descrição: PEDROSA, B. A. F. Avaliação “in vitro” das alterações morfológicas e químicas na estrutura do esmalte dentário através de MEV e EDS após clareamento dental. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11986
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Alisson Freire Pedrosa.pdfPDF - Bruno Alisson Freire Pedrosa746.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.