Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11987
Título: Experiência extensionista na Escola Municipal Integral Sementes de Vida: Assistência odontológica
Autor(es): Travessos, Thayse Milena Alves
Palavras-chave: Promoção da saúde
Saúde bucal
Doenças bucais
Cáries dentárias
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A Extensão Universitária é uma forma de atuação primordial para a sociedade, cuja prática consiste em privilegiar questões prioritárias, que levem a um real benefício social. No âmbito da saúde bucal, a cárie dentária é considerada como um problema de saúde pública, atingindo mais de 50% das crianças até os 5 anos de idade, o que pode comprometer sua qualidade de vida nos domínios funcional e emocional, além de ser um sinal importante de exclusão social. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo explanar as experiências universitárias vivenciadas e realizadas na Escola Municipal Integral Sementes de Vida durante as ações extensionistas no período de 2014.1 a 2015.2. As atividades foram realizadas no gabinete odontológico da escola, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Foram atendidas 96 crianças devidamente matriculadas e assistidas pela instituição, onde se realizou visitas semanais para execução de ações de promoção envolvendo procedimentos de exodontia, raspagem, tratamento restaurador provisório e definitivo, profilaxia, terapia pulpar, bem como ações preventivas utilizando macro modelos, álbuns seriados e projetor multimídia para as palestras educativas, escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, bochechos fluoretados e acompanhamento da erupção e exfoliação dentária. A realização dos procedimentos odontológicos curativos, associada às atividades preventivas reduziram consideravelmente as complicadas situações de saúde bucal encontradas nas crianças da escola, bem como promoveram conscientização quanto à necessidade de manter a higiene bucal satisfatória e à importância de conservar uma alimentação saudável. Assim, a experiência vivenciada despertou aos acadêmicos à necessidade de oferta de cuidados odontológicos e de profissionais comprometidos com as questões sociais.
Descrição: TRAVESSOS, T. M. A. Experiência extensionista na Escola Municipal Integral Sementes de Vida: Assistência odontológica. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11987
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Milena Alves Travessos.pdfPDF - Thayse Milena Alves Travessos2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.