Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11992
Título: Efeito do modo de aplicação de uma solução de nanoquitosana na infiltração e coloração de esmalte
Autor(es): Barbosa, Andreza Azevedo
Palavras-chave: Quitosana
Nanoparticulas
Esmalte dentário
Odontologia
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar in vitro o efeito da aplicação de uma solução de nanoquitosana no esmalte dentário, sobre a cor do dente e sua capacidade de infiltração. Dentes molares íntegros extraídos por indicação periodontal foram armazenados em timol, após serem limpos com banho sônico em água destilada e raspagem da porção radicular e submetidos à aplicação de soluções de nanoquitosana em sua face vestibular. As amostras foram divididas em dois grupos: uma com aplicação previa de ácido fosfórico a 37% e outra sem aplicação do ácido e submetidas a análise por espectrofotometria. Foi observado que os dentes obtiveram uma coloração com aspecto mais claro após o uso da solução de nanoquitosana, independente do prévio condicionamento ácido do esmalte. Em seguida os dentes foram seccionados em uma espessura de aproximadamente 1mm para verificação da capacidade de infiltração da solução no esmalte através do FTIR. Foi concluído que a solução de nanoquitosana testada, que possui alto potencial preventivo na perda do esmalte dentário pode ser usado sem prejuízo estético nos dentes, com relação às análises de FTIR, foram encontradas bandas atribuídas à presença da solução de quitosana sobre a superfície de esmalte, indicando que a solução conseguiu penetrar no esmalte dentário.
Descrição: BARBOSA, A. A. Efeito do modo de aplicação de uma solução de nanoquitosana na infiltração e coloração de esmalte. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11992
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andreza Azevedo Barbosa.pdfPDF - Andreza Azevedo Barbosa619.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.