Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11994
Título: Reabilitação protética na resolução de complicação pós-operatória decorrente da ressecção de mioepitelioma em maxila
Autor(es): Melo, Marcela Pessoa de
Palavras-chave: Glândulas salivares
Prótese maxilofacial
Mioepitelioma
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: O mioepitelioma é classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um tumor benigno raro de glândulas salivares. O presente trabalho teve como objetivo relatar um caso clínico de mioepitelioma em glândulas salivares menores com achados histopatológicos incomuns. A lesão exibia grande dimensão e acarretou comunicação bucossinusal após a sua remoção. Paciente de 52 anos de idade exibiu um aumento de volume no palato, assintomático, medindo cerca de 5,0 x 5,0 cm de diâmetro. Após remoção da lesão, o exame histopatológico revelou características pouco usuais para esta lesão, como a presença de focos basofílicos de calcificação, compatíveis com corpos psammoma. A ressecção do tumor trouxe como consequência uma comunicação bucosinusal. Posteriormente, a paciente foi submetida à tentativa de fechamento da comunicação através de reposicionamento de retalho jugal para o palato, não havendo êxito. Portanto, o tratamento reabilitador com intuito de confeccionar uma prótese obturadora reestabelecendo a estética e função oral foi realizado. Dessa forma, conclui-se que o mioepitelioma é uma lesão rara que necessita de diagnóstico acurado. Embora seja uma neoplasia benigna, pode causar sequelas ao paciente em casos que atinge grandes proporções, acarretando a necessidade de tratamentos reabilitadores.
Descrição: MELO, M. P. de. Reabilitação protética na resolução de complicação pós-operatória decorrente da ressecção de mioepitelioma em maxila. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11994
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcela Pessoa de Melo.pdfPDF - Marcela Pessoa de Melo1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.