Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11999
Título: Lesões cervicais não cariosas: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Santana, Letícia Lima Dias de
Palavras-chave: Abrasão dentária
Erosão dentária
Abfração dental
Lesões cervicais não cariosas - LCNC
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: O presente estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre as lesões cervicais não cariosas (LCNC). Para a obtenção dos dados foi feita uma pesquisa por meio de uma análise documental sobre os fatores etiológicos, características clínicas, diagnóstico e tratamentos que podem ser empregados na resolução do quadro das lesões. As LCNC são comumente subdivididas em abrasão, erosão e abfração, e possuem grande complexidade devido à sua etiologia multifatorial, podendo uma mesma lesão resultar da interação de diversos fatores, como: dieta, medicação, força mecânica, refluxo gastroesofágico, vômito frequente, forças oclusais complexas, fatores dentários e periodontais particulares de cada paciente. Cada lesão possui características clínicas peculiares e necessita da observação minuciosa do cirurgião-dentista para ser corretamente diagnosticada e tratada. De acordo com a literatura pesquisada, pode-se concluir que o processo mecânico repetitivo em associação com abrasivos, a sobrecarga oclusal, a dissolução ácida ou a combinação destes pode levar à perda patológica e irreversível de tecido dentário na região cervical. Para o tratamento destas lesões é imprescindível que seja feito o diagnóstico e a remoção do fator causal antes de qualquer outra forma de tratamento a ser empregada.
Descrição: SANTANA, L. L. D. de. Lesões cervicais não cariosas: Uma revisão bibliográfica. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11999
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Lima Dias de Santana.pdfPDF - Letícia Lima Dias de Santana715.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.