Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12002
Título: Melanoma de mucosa oral – Relato de caso clínico
Autor(es): Ferreira Filho, Iroildo Jacinto
Palavras-chave: Melanoma
Neoplasias bucais
Saúde bucal
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O melanoma é uma neoplasia maligna, de etiologia incerta e características agressivas. Apesar de ser o terceiro tipo de câncer mais comum em pele, ele é raro na cavidade oral, representando menos de 1% de todos os melanomas e cerca de 0,5% de todos os tumores malignos orais. Este trabalho teve como objetivo apresentar um caso clínico de melanoma, diagnosticado e acompanhado pela equipe de odontologia do Hospital Napoleão Laureano, João Pessoa – PB. O paciente, sexo masculino, feoderma e 69 anos de idade, foi encaminhado ao serviço de estomatologia do referido hospital relatando dor e sangramento na região de rebordo alveolar superior, bem como presença de “caroço” na mesma localização. No exame físico intraoral, observou-se lesão nodular na região anterior da maxila, com 2,0 cm de diâmetro, coloração arroxeada, ulcerações superficiais e de consistência macia. Após biopsia incisional e análise histopatológica, que revelou intensa proliferação de melanócitos atípicos com grau variado de pleomorfismo e hipercromatismo nuclear, foi estabelecido o diagnóstico de melanoma de mucosa oral. O paciente submeteu-se a ressecção cirúrgica com remoção completa do tumor, com margens amplas de segurança, quimioterapia e radioterapia adjuvante. O paciente continua em proservação e não apresenta recidiva da lesão há aproximadamente um ano pós-ressecção. Dessa forma, entende-se que o melanoma de mucosa oral apresenta um rápido avanço e que o conhecimento sobre as características clínicas e etiopatogênicas ainda é escasso entre os profissionais de saúde, sendo imprescindível que seja intensificada a partilha de conhecimento para viabilizar o diagnóstico precoce da doença.
Descrição: FERREIRA FILHO, I. J. Melanoma de mucosa oral – Relato de caso clínico. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12002
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iroildo Jacinto Ferreira Filho.pdfPDF - Iroildo Jacinto Ferreira Filho1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.