Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12004
Título: Avaliação clínica e radiográfica no planejamento cirúrgico dos terceiros molares
Autor(es): Gonzaga, Renan Pires
Palavras-chave: Terceiros molares
Cirurgia bucomaxilofacial
Radiografias panorâmicas
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: O planejamento de uma cirurgia de terceiros molares, com o auxílio de exames por imagem, é de fundamental importância para que o cirurgião-dentista fique ciente de algumas limitações importantes, tais como: a alta frequência de retenção, o posicionamento e às diversas patologias que podem estar associadas a este processo. O principal objetivo deste estudo foi avaliar, clinicamente e radiograficamente, a presença e localização dos terceiros molares com indicação de extração nos pacientes atendidos em cursos de aprofundamentos em cirurgia, bem como, verificarmos e analisarmos os exames radiográficos realizados. Foi realizado um estudo observacional e descritivo em análise do pesquisado em fichas de 53 pacientes avaliados pelos alunos que realizaram a cirurgia, foi realizada a avaliação clínica e radiográfica dos pacientes submetidos a remoção de terceiros molares. As variáveis apresentadas a seguir, foram feitas através do método de abordagem quantitativo, cujo sentido temporal foi prospectivo. Como resultado dos dados coletados dos 53 pacientes, 35 eram do sexo feminino e 18 do masculino, a média de idade foi 25 anos, sendo o paciente mais velho com 56 anos e o mais novo com 14 anos e segundo o questionário direcionado aos alunos das instituições mencionadas, foram constatados que ocorreram 101 procedimentos de exodontia de terceiros molares, sendo assim a radiográfia panorâmica a mais utilizada para avaliação radiográfica das cirurgias. Podemos concluir que avaliação clínica e radiográfica realizada comprovou que a radiografia panorâmica foi uma ferramenta útil e confiável no planejamento pré-operatório para obtenção de sucesso nos casos de extração de dentes terceiros molares.
Descrição: GONZAGA, R. P. Avaliação clínica e radiográfica no planejamento cirúrgico dos terceiros molares. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12004
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Pires Gonzaga.pdfPDF - Renan Pires Gonzaga1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.