Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12006
Título: Avaliação de risco de desastres naturais da zona oeste da cidade de Campina Grande - PB
Autor(es): Meneses, Isabel de Araújo
Palavras-chave: Desastres naturais
Desastre ambiental
Áreas de risco
Avaliação de risco
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: As intensidades dos desastres naturais são cada vez maiores devido ao crescimento dos centros urbanos e às vulnerabilidades associadas a ocupações irregulares por parte de populações menos favorecidas. Diante de um embate entre o desenvolvimento econômico- industrial e uma realidade socioambiental com padrões distintos de crescimento, observam-se degradações do meio ambiente, acarretando danos diretos sobre a população e os bens materiais, além de prejuízos à capacidade de recuperação da natureza, pois questões como ocupações irregulares, são consequências da expansão desordenada da malha urbana e, até mesmo, resultado da desigualdade social e acesso aos recursos naturais. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo avaliar o risco de áreas susceptíveis a desastres de origem natural ou mista, avaliando as vulnerabilidades locais e o histórico de ocorrências segundo da Defesa Civil. O trabalho avaliou os desastres naturais na Zona Oeste da Cidade de Campina Grande-PB, a qual possui, essencialmente, três áreas de risco delimitadas pelo CPRM, dentro de um contexto de onze setores de risco municipais. Na avaliação do risco foi utilizada a metodologia Failure Mode and Effect Analysis (FMEA), desenvolvida segundo as etapas de planejamento, elaboração, discussão, preenchimento do formulário e hierarquização dos perigos. Ressalta-se que os riscos foram subdivididos em riscos humanos, materiais e ambientais. Segundo a hierarquização dos perigos com maiores riscos associados, o Setor 11 apresentou os maiores valores de risco dentro do contexto da Zona Oeste, principalmente nos riscos humanos e materiais associados aos desastres de enxurradas e inundações, o Setor 1 apresentou-se como de maiores riscos para desastres associados a inundações e o Setor 2 teve os menores riscos para os desastres estudados.
Descrição: MENESES, I. de A. Avaliação de risco de desastres naturais da zona oeste da cidade de Campina Grande - PB. 2016. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12006
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel de Araújo Meneses.pdfPDF - Isabel de Araújo Meneses1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.