Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12008
Título: Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos residenciais em unidades individuais e comunitárias
Autor(es): Chaves, Arthur Miranda Nóbrega
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Resíduos sólidos orgânicos
Compostagem
Sustentabilidade
Data do documento: 27-Nov-2016
Resumo: Como objetivo de apresentar um modelo de compostagem em nível residencial, visando à produção de hortaliças para consumo local e principalmente se apropriar da responsabilidade de minimizar um dos principais problemas que assolam o ambiente urbano quanto à destinação de resíduos sólidos, foi instalado um experimento simples, utilizando a matéria orgânica residual residencial para a transformação em compostagem individual. Foi utilizado para o estudo, o lixo orgânico proveniente de residências de uma mesma vizinhança, com baixa densidade e ocupação, focando no estabelecimento de um sistema adaptável e constante de fácil introdução à rotina dos indivíduos. A metodologia utilizada foi a da vermicompostagem, onde em um canteiro de 3,10 x 3,5m os resíduos das residências eram depositados para transformação em composto e posterior utilização. Para testar a capacidade nutricional do composto foram instalados 4 canteiros medindo 1 x 3,8m cada, com os tratamentos (1- 75%, 2-50%,3-25% e 4- adubação química), onde foram plantados 10 pés de alface como teste. Ao final do experimento, as plantas foram colhidas e pesadas individualmente e feita a média por canteiro. Verificou-se, portanto, que o peso das plantas do canteiro nº 1 foram 10,14% maiores do que as do canteiro nº 4 e 40,74% maior que as do canteiro nº 3, que recebeu a menor proporção do composto. Sendo assim, pode-se dizer que o resultado final do trabalho atingiu seu objetivo, provando a possibilidade de compostar todo o resíduo orgânico residencial produzido por algumas residências, se valendo de uma baixa quantidade de espaço, promovendo sua sustentabilidade e melhor aproveitamento do lixo orgânico produzido para diversos usos.
Descrição: CHAVES, A. M. N. Reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos residenciais em unidades individuais e comunitárias. 2016. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12008
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Miranda Nóbrega Chaves.pdfPDF - Arthur Miranda Nóbrega Chaves1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.