Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12010
Título: Determinação de indicadores sentinelas na água de consumo humano em uma escola de ensino fundamental da cidade de Juazeirinho – PB
Autor(es): Vieira, Yasmin Byanque de Melo
Palavras-chave: Abastecimento de água
Qualidade da água
Cloro residual livre
Turbidez
Data do documento: 3-Nov-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a monitoração dos indicadores sentinelas na água de abastecimento da Escola Estadual de Ensino Fundamental Frei Damião, situada no município de Juazeirinho/PB. Foi feita a caracterização geográfica e demográfica do município, amostradas 2 pontos (cisterna e cozinha) para a coleta de amostras e análises in loco, sendo analisadas os indicadores cloro residual livre (CRL) e turbidez no período de abril a setembro de 2016, totalizando 13 analises. Os resultados das concentrações do CRL não atenderam aos valores permitidos da Portaria Nº 2914/2011 do Ministério da Saúde, no entanto, o indicador turbidez esteve em conformidade de acordo com o padrão estabelecido pela Portaria Nº 2914/2011 em todos os pontos amostrados. Conclui-se que para solucionar o problema da qualidade da água na escola, se faz necessário a operação de recloração na cisterna para que as concentrações mínimas de CRL estejam em conformidades com o padrão exigido pela legislação. O resultado dessa pesquisa deve contribuir para a importância da vigilância e controle da qualidade da água, assim alertando a sociedade quanto à qualidade da água potável com a necessidade da mudança de atitude para que haja o controle e o comprometimento com a vigilância da qualidade da água de Juazeirinho.
Descrição: VIEIRA, Y. B. de M. Determinação de indicadores sentinelas na água de consumo humano em uma escola de ensino fundamental da cidade de Juazeirinho – PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12010
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yasmin Byanque de Melo Vieira.pdfPDF - Yasmin Byanque de Melo Vieira768.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.