Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12011
Título: Análise da viabilidade de implantação de uma usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos no município de Santa Luzia/PB
Autor(es): Santos, Danielle de Lucena
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Resíduos sólidos urbanos
Coleta seletiva
Usina de triagem e compostagem
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: A crescente geração de resíduos sólidos urbanos nos municípios implica na problemática da disposição adequada dos mesmos. Este trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação de uma Usina de Triagem e Compostagem no Município de Santa Luzi a, Paraíba; com o intuito de tratar adequadamente os resíduos sólidos urbanos gerados na cidade. Para a realização da análise de viabilidade da implantação da Usina de Triagem e Compostagem (UTC), foi feito inicialmente, o levantamento gravimétrico dos resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos na cidade, através da técnica do quarteamento. Em seguida, foram realizadas pesquisas bibliográficas em trabalhos e projetos referentes ao tema deste trabalho, afim de escolher um método de implantação de UTC em Santa Luzia/PB. O levantamento gravimétrico realizado na cidade mostrou que os RSU gerados são compostos por 39,64% de matéria orgânica; 6,91% de papel/papelão; 17,02% de plástico; 2,83% de metal; 16,14% de outros; 11,56% de material sanitário e 5,9% de material têxtil. A partir do levantamento gravimétrico foi observado que 66,39% dos RSU gerados na cidade podem ser encaminhados a UTC. Baseando-se por estes dados foi feito o dimensionamento, a escolha dos equipamentos e materiais necessários, além do orçamento da UTC. Os resultados mostraram que é viável economicamente a implantação da UTC no Município. A implantação da UTC apresentará impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade, através da redução dos resíduos dispostos no meio inadequadamente, evitando a contaminação do ar, da água e do solo, e da geração de empregos e a movimentação da economia do Município, este ainda servirá de exemplo para os municípios vizinhos.
Descrição: SANTOS, D. de L. Análise da viabilidade de implantação de uma usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos no município de Santa Luzia – PB. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12011
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle de Lucena Santos.pdfPDF - Danielle de Lucena Santos2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.