Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12012
Título: Situação ambiental de um riacho canalizado em Campina Grande – PB
Autor(es): Ferreira, Arthur de Sousa
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Recursos hídricos
Drenagem
Impactos ambientais
Data do documento: 26-Out-2016
Resumo: A cidade de Campina Grande pertence ao domínio da bacia hidrográfica do Rio Paraíba, na qual um dos seus afluentes é o riacho Bodocongó. A drenagem da cidade é composta por um sistema de microdrenagem, e um de macrodrenagem que compreende canais, em sua maioria abertos. Dentre os canais, têm-se o canal das Piabas, do Prado, de Bodocongó (área de estudo), da Ramadinha, das Malvinas, de Santa Rosa, entre outros, construídos com o objetivo de afastar as águas pluviais o mais rápido possível e conduzi-las para os corpos hídricos mais próximos. Dentro desse contexto, o presente trabalho propõe a avaliar a canalização do Riacho Bodocongó na cidade de Campina Grande - PB, destacando seus principais impactos para a sociedade e o meio ambiente, a fim de auxiliar na gestão dessas áreas. Mesmo com o sistema separador absoluto, a cidade vem enfrentando problemas com a ocorrência de inundações que aumentam a cada ano. A má gestão dos recursos hídricos e ambientais, o uso desordenado e predatório por parte da sociedade, bem como a falta de sensibilidade da população frente à importância da conservação dos recursos hídricos tem gerado sérios problemas ambientais à área percorrida pelo Riacho Bodocongó. No trecho do Riacho represado no Açude de Bodocongó, a ausência de rede coletora de esgoto e a presença de resíduos sólidos acumulados caracterizam a proliferação de agentes etiológicas causadores de doenças transmissíveis, como também o assoreamento e a eutrofização. Para o trecho da Rua Fortaleza em específico, o prolongamento do trecho artificializado do Riacho Bodocongó se apresenta como uma solução plausível na resolução das questões ambientais local, visto que teoricamente eliminaria o problema das enchentes, e alagamentos, contudo possivelmente necessitaria da retirada da população local, fato que acarreta em situações sociais significativas para a referida população que há muito tempo reside na área e mantém com o lugar, laços afetivos e econômicos.
Descrição: FERREIRA, A. de S. Situação ambiental de um riacho canalizado em Campina Grande – PB. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12012
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur de Sousa Ferreira.pdfPDF - Arthur de Sousa Ferreira2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.