Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12019
Título: Ensino de Química na EJA: Um relato das concepções e experiências vivenciadas por professores de uma escola pública do município de Campina Grande-PB
Autor(es): Alcântara, Quetura Catherine Dantas Moura
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Professores de Química
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da Educação Básica desenvolvida nas etapas do Ensino Fundamental e Médio, que tem como objetivo oferecer oportunidade de estudos às pessoas que não tiveram acesso ou continuidade desse ensino na faixa etária ideal, assim como, prepará-los para o mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania. A oferta de cursos aos jovens e adultos proporciona oportunidade educacional apropriada, considerando as características do aluno, seus interesses, condição de vida e trabalho. Entender como tem ocorrido o trabalho com esta modalidade de ensino é de extrema importância para se diagnosticar as potencialidades e os problemas do processo educacional. Neste sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo de descrever quais as concepções e experiências apresentadas por professores de Química no trabalho com a Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram três professores de Química que ensinam nesta modalidade. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado os questionários direcionados aos professores. As perguntas de múltipla escolha foram expressas em gráficos e as questões abertas foram categorizadas a partir dos pressupostos teóricos da análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram interpretados e analisados á luz do referencial teórico da área. Os resultados relatam que os professores apresentam algumas limitações no trabalho com esta modalidade de ensino, apresentando dificuldades referentes à carga horária reduzida das aulas, a falta de material específico e a redução dos conteúdos. Como aspectos positivos eles revelam que há uma troca de experiência com os alunos, existe uma boa relação entre professor-aluno, como também motivação e interesse nas aulas. Outros aspectos foram citados pelos professores como limitação, entre elas a falta de formação para o trabalho com esta modalidade de ensino, bem como ausência de tratamento contextualizado dos conteúdos.
Descrição: ALCÂNTARA, Q. C. D. M. Ensino de Química na EJA: Um relato das concepções e experiências vivenciadas por professores de uma escola pública do município de Campina Grande-PB. 2015. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12019
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Quetura Catherine Dantas Moura Alcântara.pdfPDF - Quetura Catherine Dantas Moura Alcântara683.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.