Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12025
Título: Atuação do psicólogo nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Sousa, Eduardo Albuquerque de
Palavras-chave: Centro de Referência da Assistência Social - CRAS
Atuação do psicólogo
Intervenção psicossocial
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a atuação do psicólogo no campo da Assistência Social, especificamente no contexto da atenção social básica, na cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Participaram do estudo 10 profissionais que atuam em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do referido município. Foram realizadas 10 entrevistas individuais com roteiro semi-estruturado. As entrevistas foram analisadas a partir da proposta de análise de conteúdo temático-categorial. Os resultados indicam que apesar de apropriarem-se, em parte, dos objetivos da atuação do psicólogo no CRAS, suas práticas ainda reproduzem modos de intervenção pautados no modelo clínico e em uma perspectiva individualista das problemáticas sociais. Tais práticas estão embasadas em conhecimentos de teorias que não atentam para as dimensões políticas, sociais e históricas na constituição da subjetividade humana. Este estudo alerta para a necessidade de se compreender a subjetividade construída sociohistoricamente e as forças e os embates políticos que perpassem a construção das políticas públicas para que haja ações que promovam, de fato, o protagonismo dos sujeitos e comunidades. Dessa forma, se faz urgente o surgimento de novas formas de fazer psicologia, que propiciem reconstruções na maneira como as pessoas produzem suas vidas em nível individual e coletivo.
Descrição: SOUSA, E. A. de. Atuação do psicólogo nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) no município de Campina Grande - PB. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12025
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduardo Albuquerque de Sousa.pdfPDF - Eduardo Albuquerque de Sousa504.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.