Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12028
Título: Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex pré-frontal dorsolateral em tarefas executivas
Autor(es): Pereira, Gabriela Magalhães
Palavras-chave: Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
Córtex pré-frontal
Cognição
Data do documento: 30-Nov-2015
Resumo: INTRODUÇÃO: a Estimulação Transcraniana por corrente contínua (ETCC) é um tipo de estimulação cerebral não-invasiva, capaz de modular a excitabilidade cortical. A ETCC quando aplicada em indivíduos saudáveis pode produzir uma interação entre a estimulação e a execução de tarefas, reduzindo ou melhorando o desempenho do sujeito. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua durante a realização de tarefas executivas. METODOLOGIA: trata-se de um ensaio clínico do tipo cross-over, analítico, descritivo, com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 15 adultos jovens que foram avaliados através do roteiro de entrevista e do uso da ETCC sham, anódica e catódica, durante a realização de três tarefas executivas: Trail Making Test (TMT), Stroop Test versão Victoria e Torre de Londres (TOL). A coleta de dados foi realizada no Laboratório de Neurociências e Comportamento Aplicadas (LANEC), situado no Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba. Os dados obtidos foram avaliados através do programa estatístico GraphPad Prism versão 5.01. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB sob o número 43493415.9.0000.5187. RESULTADOS: a média de idade foi de 20,26±1,66 anos. Observou-se que a ETCC anódica (p>0,0001) e a catódica (p>0,0001) foram estatisticamente significativas em comparação a ETCC sham no TMT, TOL e Stroop test versão Victoria. No Stroop test versão Victoria a ETCC catódica mostrou melhor desempenho executivo (p<0,01) que a anódica no Card 3 do Stroop test versão Victoria. CONCLUSÃO: sugere-se que ambas correntes podem melhorar o desempenho executivo. Novas propostas devem ser elaboradas para investigar o efeito da ETCC sob ambas as áreas de estimulação e sua relação com o desempenho executivo.
Descrição: PEREIRA, G. M. Efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua no córtex pré-frontal dorsolateral em tarefas executivas. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12028
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gabriela Magalhães Pereira.pdfPDF - Gabriela Magalhães Pereira1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.