Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12033
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCalixto, Jaidê Arruda-
dc.date.accessioned2016-12-06T19:08:12Z-
dc.date.available2016-12-06T19:08:12Z-
dc.date.issued2016-11-10-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12033-
dc.descriptionCALIXTO, J. A. Formação de professores de Química para atuação na EJA. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram oportunidades de frequentar e permanecer em uma escola no devido tempo. Para atender a essa nova classe de educandos, o professor deve romper com a prática pedagógica tradicional e buscar diferentes ações que possam melhorar o ensino, especialmente aquelas que concretizem uma relação continuada entre os conteúdos e o saber cotidiano. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos programáticos dos componentes curriculares didático-pedagógicas do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, assim como o desenvolvimento desse tipo de ensino entre os alunos durante a sua formação. Para consecução desse objetivo, foi feito um estudo pormenorizado dos componentes curriculares e da ementa do curso, bem como foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos formandos com aplicação de questionários. A partir do estudo da matriz curricular do curso, observou-se que essa instituição pública de ensino superior não apresenta em seus componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas nenhuma formação complementar a respeito do trabalho com a EJA, como também a análise das contribuições via questionários dos estudantes formandos mostrou que o curso de química não está preparando os alunos para trabalhar com as turmas de Jovens e Adultos. Sugere uma necessidade de se repensar uma mudança no projeto pedagógico para inserir algum componente curricular que desmistifique o ensino voltado para jovens e adultos, proporcionando uma formação mais completa para o profissional formado em Química a fim de que este possa atuar com mais confiança e capacitação para lidar com essa nova realidade e modalidade de ensino.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Helionalda Costa Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.titleFormação de professores de Química para atuação na EJApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaidê Arruda Calixto.pdfPDF - Jaidê Arruda Calixto642.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.