Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12033
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Calixto, Jaidê Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-06T19:08:12Z | - |
dc.date.available | 2016-12-06T19:08:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12033 | - |
dc.description | CALIXTO, J. A. Formação de professores de Química para atuação na EJA. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino destinada a pessoas que não tiveram oportunidades de frequentar e permanecer em uma escola no devido tempo. Para atender a essa nova classe de educandos, o professor deve romper com a prática pedagógica tradicional e buscar diferentes ações que possam melhorar o ensino, especialmente aquelas que concretizem uma relação continuada entre os conteúdos e o saber cotidiano. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo analisar os conteúdos programáticos dos componentes curriculares didático-pedagógicas do curso de licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, assim como o desenvolvimento desse tipo de ensino entre os alunos durante a sua formação. Para consecução desse objetivo, foi feito um estudo pormenorizado dos componentes curriculares e da ementa do curso, bem como foi realizada uma pesquisa de campo com os alunos formandos com aplicação de questionários. A partir do estudo da matriz curricular do curso, observou-se que essa instituição pública de ensino superior não apresenta em seus componentes curriculares didático-pedagógicas e eletivas nenhuma formação complementar a respeito do trabalho com a EJA, como também a análise das contribuições via questionários dos estudantes formandos mostrou que o curso de química não está preparando os alunos para trabalhar com as turmas de Jovens e Adultos. Sugere uma necessidade de se repensar uma mudança no projeto pedagógico para inserir algum componente curricular que desmistifique o ensino voltado para jovens e adultos, proporcionando uma formação mais completa para o profissional formado em Química a fim de que este possa atuar com mais confiança e capacitação para lidar com essa nova realidade e modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Helionalda Costa Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.title | Formação de professores de Química para atuação na EJA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jaidê Arruda Calixto.pdf | PDF - Jaidê Arruda Calixto | 642.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.