Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12034
Título: Trabalhando geometrias plana e espacial no GeoGebra e o uso de tecnologias por alunos e professores
Autor(es): Pinheiro Filho, Osmarilho dos Santos
Palavras-chave: Educação matemática
GeoGebra
Tecnologias educacionais
Geometria plana
Geometria espacial
Data do documento: 18-Nov-2016
Resumo: Hoje, o desenvolvimento do ensino junto à tecnologia aprimora ainda mais as chances do aluno aprender um conteúdo matemático. A nossa sociedade está rodeada de recursos tecnológicos, quase todos tem acesso à internet, independentemente de ter ou não computadores em casa. Entretanto, as escolas, em geral, apesar de ter à sua disposição laboratórios e recursos tecnológicos, continuam seus trabalhos de forma tradicional. Pouco se aproveita de tais recursos e fica-se utilizando métodos obsoletos, de modo a tornar mais difícil o despertar no aluno, o qual se encontra inserido nesse mundo tecnológico. É certo que precisamos de professores capacitados e dispostos a utilizar as tecnologias para facilitar o ensinamento da Matemática, mas devemos também ter escolas que disponham desses recursos para os professores. Dessa forma, com a necessidade de ampliar as fronteiras do ensino, o governo federal organizou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional ProInfo a levar laboratórios de informática às escolas e formar os professores com relação ao uso de tecnologias. Em nosso trabalho, apresentamos o aplicativo GeoGebra, que pode ser usado em aulas de Matemática, e sugerimos duas atividades no ambiente GeoGebra para aulas de Geometrias Plana e Espacial. Além destes, discutimos em nosso trabalho visões sobre o uso de tecnologias por alunos e professores de duas escolas públicas paraibanas. Apesar de ambas as escolas possuírem laboratórios e que os professores de Matemática os utilizam pelo menos duas vezes por semana, os mesmos não fazem uso de métodos tecnológicos, como é o caso do computador, mas utilizam apenas os materiais concretos disponíveis nos laboratórios, como sólidos, banners, entre outros. Quanto aos alunos, afirmam que utilizam os laboratórios de Matemática, porém não fazem uso dos computadores. Com relação à visão sobre o uso de tecnologias, tanto os alunos como os professores entendem ser algo fundamental, pertinente, pois estão todos conectados e usando tecnologias fora do âmbito educacional.
Descrição: PINHEIRO FILHO, O. dos S. Trabalhando geometrias plana e espacial no GeoGebra e o uso de tecnologias por alunos e professores. 2016. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12034
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Osmarilho dos Santos Pinheiro Filho.pdfPDF - Osmarilho dos Santos Pinheiro Filho1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.