Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12040
Título: A representação da informação do Arquivo Fotográfico do Jornal A União: proposta de descrição
Autor(es): Flôr, Ana Cristina Coutinho
Palavras-chave: Jornal União
Representação da informação
Acervo fotográfico
Data do documento: 24-Out-2016
Resumo: O documento fotográfico, quando tratado nos parâmetros arquivísticos, torna-se uma importante fonte de pesquisa. Diante do crescimento acentuado de fotografias nos acervos pessoais e institucionais e com a necessidade de rápido acesso e eficaz, torna-se importante a produção de estudos comprometidos com aspectos teórico-práticos na construção de análise documental de fotografias na perspectiva da arquivística. A pesquisa foi desenvolvida n’A União, um jornal estatal com 123 anos de existência localizado na capital paraibana. Fundado em 02 de fevereiro de 1893, por Álvaro Machado, primeiro presidente constitucional do Estado da Paraíba. Com a intenção de proporcionar o acesso mais rápido as fotografias impressas existentes na instituição, objetivou-se elaborar ficha com campos descritivos no âmbito da Representação da Informação para esse tipo de acervo. A Representação da Informação imagética precisa atender às solicitações e às necessidades dos seus usuários, possibilitando ter o acesso ao que foi almejado. Além de expor o histórico da instituição, contextualizou-se também o surgimento do acervo fotográfico, ausente nos registros. Para tal, utilizou-se, como instrumento de coleta de dados, a entrevista com pessoas vinculadas diretamente ao acervo para mapear essa história. Desde o seu surgimento, a fotografia já indicava seu potencial, pois envolve uma forma peculiar de registro humano e, ao longo dos tempos, foi variando em tipos e formas. As imagens possibilitam documentar todo tipo de evento: naturais ou humanos. Na descrição extraímos elementos físicos e temáticos das fotografias com intuito de condensar informações pertinentes ao pesquisador. Com o tratamento documental dado as fotografias, com a atividade de Representação da Informação, demonstrou sua eficiência, no qual constatou-se a ser apresentado a usuários do arquivo.
Descrição: FLÔR, A. C. C. A representação da informação do Arquivo Fotográfico do Jornal A União: proposta de descrição. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12040
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Coutinho Flôr.pdfAna Cristina Coutinho Flôr970.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.