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dc.contributor.authorLeite, Inaldete de Araújo Meira-
dc.date.accessioned2016-12-13T19:16:32Z-
dc.date.available2016-12-13T19:16:32Z-
dc.date.issued2016-11-01-
dc.identifier.otherCDD 371.32-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12055-
dc.descriptionLEITE, I de A. M. A prática docente frente à temática africana e afro-brasileira. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata de uma pesquisa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq que estuda a problemática do uso do livro didático de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é analisar como os professores/as e alunos/as tratam a temática africana e afro-brasileira a partir dos livros didáticos de História do 4º ano do Ensino Fundamental, utilizados em algumas escolas da rede Municipal de Campina Grande - PB, tendo em vista a promulgação da Lei n. 10.639/2003. Fundamentamo-nos em documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Posteriormente, buscamos o suporte teórico de autores como Bittencourt (2004), Silva (2001), dentre outros. A metodologia do referido trabalho é de natureza qualitativa e engloba a pesquisa nos/dos/com os cotidianos (ALVES, 2008). Ao longo do estudo, foram realizados contatos com as escolas municipais para colher informações a respeito da forma como a temática africana e afro-brasileira é tratada no cotidiano escolar. Realizamos observações, entrevistas e conversas informais com professoras e alunos/as. Utilizamos a análise de conteúdo para trabalhar com o material coletado. Os resultados da nossa pesquisa mostraram que a identidade negra é uma categoria que se destacou, tanto pela confusão que provoca entre as pessoas, pois não é claro o seu significado, como pela evidência de um racismo velado, em que as pessoas não reconhecem uma pessoa negra. Isto é, não é claro para as informantes o que é ser negro, o que revela a influência de todo um processo de escravização e embranquecimento a que foi submetido nosso país. O processo de construção de identidade é algo que ocorre ao longo da vida e a escola tem uma contribuição neste processo por isso é preciso conhecer a história e cultura afro-brasileira para se desconstruir a visão negativa existente sobre o povo negro. Outro aspecto que chamou a nossa atenção foi a prática docente, colocada como segunda categoria. Verificamos que as professoras mal sabiam falar sobre a Lei. O uso do livro didático comprometia a qualidade do ensino e estas docentes desconheciam as lacunas presentes no material. Por outro lado, constatamos que a postura de uma professora, tanto nas aulas de História como em outras, é ainda muito autoritária. Esta professora está em fim de carreira e demonstrou cansaço e desinteresse em aprender e desenvolver novas metodologias. A outra professora dialogava com os alunos e se mostrou aberta para novos desafios. Portanto, a partir das análises das entrevistas, chegamos à conclusão de que é necessário que seja levado o conhecimento sobre a temática africana e afro-brasileira a essas educadoras, com vistas não só à aplicação da Lei em questão, mas, principalmente, à conscientização sobre a identidade negra para que possam minimizar o preconceito que ainda está enraizado em decorrência do processo de colonização, para garantir o cumprimento das medidas que a própria Lei nos garante.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Margareth Maria de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleA prática docente frente à temática africana e afro-brasileirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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