Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12056
Título: Entre alfaias, agbês e agogôs: a afroparaibanidade nos territórios culturais do grupo de percussão Maracagrande
Autor(es): Ferreira, Lenaldo da Silva
Palavras-chave: Maracagrande.- grupo de percussão
Maracatu - ritmo musical
Cultura afro-paraibana
Data do documento: 1-Nov-2016
Resumo: O Maracagrande, como grupo de percussão de maracatu, tem apresentado em suas produções uma diversidade de ritmos e práticas que, ao longo de sua trajetória, tem ganhado espaços e marcando sua história na realidade sociocultural na cidade de Campina Grande no período entre 2009 a 2016. Nossa proposta é discutir, além da história deste grupo, o maracatu na cidade, a partir da criação do Maracagrande e suas diferentes formas de inserção no contexto cultural campinense e a sua relação com a cultura afro-paraibana, em que o grupo se situa como um grupo de reinvenção do maracatu no contexto campinense, desde sua criação, em 2009, até os dias atuais. Este trabalho se situa no campo dos estudos culturais, no qual realizamos uma análise cultural do Maracagrande enquanto grupo de percussão das práticas culturais do maracatu. Dentre outras contribuições teóricas, trabalhamos, a partir dos estudos de Cuche (1996), suas considerações acerca da cultura; Hall (2006), com suas reflexões sobre identidade cultural, e Canclini (2008), para se pensar a questão do hibridismo entre culturas. Trabalhamos também com folcloristas como Andrade (1959) e Guerra Peixe (1980), pioneiros acerca da concepção do maracatu. Além de autores que reinventaram tal debate, como Lima (2013). Do ponto de vista metodológico, trabalhamos com a história oral temática, utilizando como fonte para nossa pesquisa a entrevista semi estruturada com membros fundadores do grupo e praticantes de religião de matriz africana, além do uso de imagens e músicas utilizadas pelo Maracagrande. Compõe-se, assim, um trabalho calcado nas questões culturais regionais em consonância com a cultura afro-brasileira numa perspectiva local, formada também de muita força, representatividade e resistência.
Descrição: FERREIRA, L da S. Entre alfaias, agbês e agogôs: a afroparaibanidade nos territórios culturais do grupo de percussão Maracagrande. 2016. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12056
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LENALDO DA SILVA FERREIRA.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.