Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12071
Título: O Niilismo como decadência da moral cristã
Autor(es): Melo, Katia Soares da Silva
Palavras-chave: Niilismo
Cristianismo
Decadência da moral
Data do documento: 9-Dez-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os pontos da crítica ao niilismo proposta por Nietzsche, seguindo inicialmente o surgimento do conceito até tornar-se objeto filosófico do autor, o que acontece na transição da segunda para a sua terceira fase, no livro V de A gaia ciência. Os primeiros sinais do niilismo na Genealogia da moral e, por fim, o niilismo em sua totalidade no texto ―O niilismo europeu‖ e em fragmentos póstumos no livro Vontade de poder. O propósito é chegar à compreensão do niilismo como decadência da moral cristã. Para alcançarmos o êxito esperado, o nosso objetivo com a pesquisa bibliográfica é encontrar elementos que sustentem a tese do niilismo como reflexo da decadência da moral cristã. O niilismo está na origem dos argumentos ultilizados por Nietzsche, seu propósito é defender a definição de niilismo como decadência da moral cristã. O niilismo é a consequência da moral cristã e o que até agora servia como antídoto é, na realidade, a sua principal causa.
Descrição: MELO, K. S da. O Niilismo como decadência da moral cristã. 2015. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12071
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KATIA SOARES DA SILVA MELO.pdf633.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.