Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12074
Título: A Transexualidade no ambiente escolar
Autor(es): Oliveira, Maria da Penha Felipe Pontes de
Palavras-chave: Transexualidade
Sociedade
Ambiente escolar
Data do documento: 2016
Resumo: A transexualidade (alguém que não se reconhece internamente como se apresenta fisicamente) dentro do ambiente escolar é algo muito comum nos dias atuais, porém nos deparamos com outra realidade na comunidade escolar acerca do tema. Vale salientar que este conceito de transgêneros se confronta diante de uma construção social, onde existe o padrão heteronormativo: masculino x feminino e sujeitos que não se reconhecem dentro desta conjuntura imposta desde o nascimento ficam fora deste padrão, como é o caso das trans. Não estando dentro destes padrões estabelecidos, transexuais sofrem todos os tipos de exclusão, levando à uma grande “expulsão” desta população, pois na verdade, estes mesmos são levados forçadamente a sair das escolas (evasão escolar). Objetivamos promover uma reflexão sobre este tema “Transexualidade no ambiente escolar”. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica, qualitativa e analítica. O embasamento teórico privilegiou as considerações feitas por BEAUVOIR (1967), BENTO (2008), MODESTO (2015), ARÁN, ZAIDHAFT E MURTA (2008). Os resultados encontrados obteve a contribuição de conversações e debates com trans que viveram dentro do ambiente escolar. Estas entrevistas serão de suma importância para que haja uma desconstrução e um bom entendimento da comunidade pedagógica acerca da problemática de gênero e transexualidade. O próprio educador deve ter como dever principal, contribuir com a formação do caráter dos indivíduos e suas experiências identitárias, sem excluir a compreensão do que é ser menino ou menina fora das lentes do que é tido como normal na sociedade, fazendo com que pessoas transgêneras, por exemplo, não sintam-se intimidadas ou incapazes de prosseguir sua carreira educacional. Concluímos a partir dos estudos realizados, que as pessoas trans são tidas como “invisíveis” e abjetas em todo o contexto social aonde vivem, inclusive nas escolas, fazendo-nos perceber que diante dos docentes e discentes há uma prática preconceituosa que tem como objetivo fazer uma assepsia sobre estes indivíduos dentro do ambiente educacional, favorecendo assim a evasão escolar das trans e consequentemente interferindo na sua vida profissional.
Descrição: OLIVEIRA, M. da P. F. P. de. A Transexualidade no ambiente escolar. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12074
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Penha Felipe Pontes de Oliveira.pdfMaria da Penha Felipe Pontes de Oliveira689.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.