Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12075
Título: Memória e patrimônio histórico da cidade de Guarabira/PB
Autor(es): Santos, Suélen Neri Carlos dos
Palavras-chave: Patrimônio
Memória
Data do documento: 2016
Resumo: O presente estudo faz uma análise da memória da cidade de Guarabira atentando para o seu Patrimônio Histórico no que diz respeito ao seu estado de conservação nos dias atuais; se existe ou não alguma iniciativa pública ou privada em defesa da preservação. A partir de observações no centro – em torno de onde começou a povoação da cidade - percebemos que entre pequenos prédios “modernos”, ou seja, construídos há pouco tempo, com arquitetura mais simples; sem muitos detalhes, ainda se mantém alguns vestígios da arquitetura que possibilitam compreender a história dessa cidade. Portanto, são lugares de memória que guardam um passado relevante na formação da cidade. Tais lugares documentam um tempo da história da sociedade da cidade e monumentalizam seu passado; são, portanto documento/monumento e figuram na história de Guarabira como indispensáveis a releitura de sua história. Os Patrimônios citados neste trabalho são ícones da história guarabirense e de valor imensurável. A partir deles é possível conhecer como se deu a formação da cidade, como era a sociedade da época e a forma de organização urbana. A escolha desses ícones se deve a uma preocupação pessoal; a de que daqui há algumas décadas eles não existam mais na memória coletiva nem individual, pois, as relações estabelecidas com o patrimônio nos dias atuais propõe uma reflexão sobre o futuro da sociedade.
Descrição: SANTOS, S. N. C. dos. Memória e patrimônio histórico da cidade de Guarabira/PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12075
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suélen Neri Carlos dos Santos.pdfSuélen Neri Carlos dos Santos531.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.