Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12080
Título: Arquivo judicial na comarca de João Pessoa: uma proposta da conservação preventiva
Autor(es): Sousa, Francidario Formiga de
Palavras-chave: Arquivo judicial
Conservação preventiva
Acervos documentais
Data do documento: 7-Dez-2016
Resumo: A conservação preventiva de acervos documentais torna-se necessária para se preservar as informações registradas nos suportes, especificamente, em papel, política de preservação que busca encontrar as melhores soluções para diminuir ou retardar a deterioração desses suportes. Utilizando para isso, técnicas de monitoramento ambiental com o objetivo de estabilizar o suporte, controlando a umidade relativa, adotando medidas de armazenamento e acondicionamento adequadas para cada tipo de suporte documental. O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo geral fazer uma análise sobre a conservação preventiva no Arquivo Judicial do Fórum Criminal da Comarca de João Pessoa - PB, compreendendo, desta forma, a importância e a contribuição que este arquivo tem para a comunidade jurídica, bem como para a sociedade. Para compor esta pesquisa, tomou-se como estudo o acervo documental, como instrumento para a coleta de dados o Diagnóstico e a Entrevista. Por meio desta analise conclui-se que o arquivo jurídico encontra-se em situação inadequada para desenvolver as atividades corretamente, a importância do seu acervo e sua potencialidade, através de uma proposta de conservação preventiva, que permita a instituição valorizar seu acervo histórico. Com este instrumento objetivou-se as questões referentes ao estudo da política de conservação preventiva, sua estrutura e que se tornaram elementos primordiais para servir como instrumentos aos gestores e administradores que precisam rever, maximizar e relacionar a política de conservação preventiva institucional. A metodologia da pesquisa é alicerçada em bibliografia sobre conservação preventiva e na pesquisa empírica com abordagem quanti-qualitativa. Trata-se de pesquisa exploratória. A análise dos dados foi por meio das Observações, com o intuito de diagnosticar o estado do acervo para a conservação preventiva. Ficando evidente a necessidade de serem adotadas medidas de conservação preventiva no acervo do referido arquivo.
Descrição: SOUSA, F. F. de. Arquivo judicial na comarca de João Pessoa: uma proposta da conservação preventiva. 2016. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12080
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francidario Formiga de Sousa.pdfFrancidario Formiga de Sousa4.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.